Uece sediará congresso internacional sobre saúde mental e trabalho

11 de maio de 2022 - 09:43 # # # # # # # #

O campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece) será sede do II Congresso Internacional e V Congresso das Américas sobre Fatores Psicossociais, Saúde Mental e Stress no Trabalho.

O evento acontecerá no período de 18 a 21 outubro de 2023, em formato híbrido (presencial e remoto), em três idiomas – português, espanhol e inglês, além da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o que proporcionará mais acessibilidade.

Com o tema Saúde Mental e Trabalho na Contemporaneidade, o Congresso será presidido pelo ex-reitor da Uece, professor Jackson Sampaio, que é médico psiquiatra, professor titular em Saúde Pública e líder do Grupo de Pesquisa Vida e Trabalho (GPVT/Uece). O Grupo integra a Red de Investigadores sobre Factores Psicosociales en el Trabajo (RIFAPT) e a Comissão Organizadora Local do Congresso.

O evento é uma promoção da RIFAPT, Uece, Universidad Autónoma Metropolitana Xochimilco (UAM Xochimilco), Facultad de Estudios Superiores (FES) Zaragoza/Universidad Nacional Autónoma do México e Universidad Autónoma de la Ciudad de México (UACM) e contará com rede de apoio de universidades brasileiras, como Vale do Acaraú (UVA), Regional do Cariri (Urca), Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Estadual da Paraíba (UEPB), Estadual de Pernambuco (UPE) e Estadual de Feira de Santana (UEFS), e também de universidades hispanoamericanas, além da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ceará (Secitece).

Contará, ainda, com rede de apoio da sociedade civil, com Sociedade Cearense de Psiquiatria (SOCEP), Instituto Vandick Ponte (IVP), Instituto Gestalt do Ceará (IGC), Instituto Episteme Saúde Educação e Comunicação (IESEC), Laboratório Social e Resiliência (LSR)/Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Sociedade Cearense de Pesquisa e Inovação em Saúde (SOCEPIS), Movimento de Saúde Mental do Bom Jardim (MSM), Instituto de Estudos e Projetos da Uece (Iepro), Sindicato dos Docentes da Uece (SindUece), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e Conselho Regional de Enfermagem (COREN) e outras instituições brasileiras e hispanoamericanas.

As inscrições para o Congresso serão abertas em outubro de 2022, com oferta de descontos durante os primeiros meses. O site do evento será lançado em breve, com mais informações.