Uece sediará Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

29 de maio de 2015 - 17:56

O Auditório Central da Universidade Estadual do Ceará (Uece) sediará, nos dias 2 e 3 de junho,  a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CMSAN),  que irá discutir “Comida de Verdade no Campo e na Cidade: por direitos e soberania alimentar” e propor ações e estratégias para a consolidação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional em Fortaleza.

Estima-se a participação de 300 representantes do poder público e de entidades da sociedade civil, com garantia do acesso a participação de povos e comunidades tradicionais presentes no Município, tais como população negra, comunidades de terreiro e pescadores artesanais.

“A parceria da Uece nesse evento é de grande importância para o fortalecimento da intersetorialidade nesse campo da política e também por ocupar uma vaga de conselheiro no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Fortaleza (Consea Fortaleza) como sociedade civil, representado o segmento das instituições de ensino e pesquisa”, ressaltou a professora do Curso de Nutrição da Uece, Maria Cecilia Oliveira da Costa, que é também conselheira do Consea Municipal e suplente de conselheira do Consea Estadual.

A professora informa ainda que atualmente a Universidade tem assento também no Consea Estadual. “ A representação da Uece sempre foi ocupada por professores do Curso de Nutrição, mas os demais cursos que têm interface com as questões da segurança alimentar e nutricional podem ocupar esse espaço, desde que manifestem o interesse em fazê-lo, quando são lançados os editais de renovação nesse conselhos, o que geralmente ocorre a cada dois anos”.

A 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é organizada pelo Consea Fortaleza e pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), com o apoio da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e do Serviço Social do Comércio (Sesc).