UECE sediará 27º Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia

26 de maio de 2014 - 10:37

alt

Encontram-se abertas as inscrições para o 27º Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia (ENEP), que será realizado em Fortaleza, nas dependências da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no período de 25 a 30 de agosto, que tem como tema “Sol na cabeça, pé no chão, construindo psicologia do litoral ao sertão: mobilizações, comunidade e saúde”.

Diante da vinda dos megaeventos no país, vimos no ano de 2013 a população brasileira ir às ruas se manifestar contra os altos investimentos com a Copa e pedir mais investimento em alguns setores como o de saúde e o de educação. A partir disso, o 27º ENEP vai debater como os megaeventos podem interferir na vida dos brasileiros, principalmente nas periferias, além de abordar as mobilizações e a expressão de insatisfação do povo para com o evento e como está se dando as remoções de algumas comunidades por conta das obras de mobilidade que o evento “necessita”, ressaltando qual o público mais atingido com isso e de como estas ferem os Direitos Humanos e a memória e a identidade do povo destas localidades.

O ENEP trará também o debate sobre a privatização do SUS e a precarização que vem sofrendo, além de tratar do caos que está se estabelecendo com essa política de desresponsabilização com os direitos dos cidadãos por parte do Estado. Também será trazido a temática da Psicologia Comunitária, forte no Ceará com trabalhos do Cézar Wagner, coordenador do Nucleo de Psicologia Comunitária (NUCOM) da UFC, que traz uma psicologia mais contextualizada e despertadora de uma consciência crítica que irá contribuir para a formação da identidade social e individual do sujeito.

Tradicionalmente o ENEP ocorre no mês de julho, mas por conta da greve nas três estaduais do Ceará, esse será o período de férias da UECE (campus Itaperi). O ENEP também acontecerá paralelo ao Encontro Nordestino de Grupos de Animais Selvagens, do curso de Veterinária, assim dividiremos alguns espaços como o RU e alojamento com os alunos da Veterinária.

Inscrição aqui

Aplicativo para Android