UECE sedia Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

3 de novembro de 2009 - 10:59 #

Com o tema “Ciência no Brasil”, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) sediou, de 19 a 25 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009. Com o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C & T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação, o evento além da comunidade da UECE reuniu 300 alunos de escolas públicas que participaram de tarefas elaboradas especificamente para eles.

Promovida pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), a Semana de C & T contou com o apoio da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), que realizou vários eventos voltados para a comunidade e alunos de escolas públicas do entorno da UECE. Segundo a coordenadora do NIT, Aloma Pessoa, para essas atividades foram reservados três dias do encontro: 21, 22 e 23 de outubro.

A coordenadora do NIT, Aloma Pessoa, explicou que ao envolver a comunidade, a iniciativa pretende mostrar também a importância da C & T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Lembra que o evento possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a  relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

A Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) preparou uma movimentada programação destinada aos participantes da Semana C & T, especialmente para as escolas públicas. O roteiro de atividades, as quais aconteceram na UECE, foi o seguinte: Visitação de alunos de escolas pública aos laboratórios de Suinocultura, Bovinocultura, laboratório de Laticínio da FAVET; Visita aos laboratórios de Química do CCT; Visitação ao laboratório de Eletrofisiologia, laboratório Fisiofarmacologia da Inflamação – LAFFIN do Instituto Superior de Ciências Biomédicas; Palestra sobre Ciência, tecnologia e proteção da Inovação; Exposição física, digital e dialogada de Equipamentos e Estudos da FUNCEME, instalada no hall da Reitoria; e Exibição do filme “Olhos para Céu”, desenvolvido pelo Planetário Rubens de Azevedo, instalado no auditório Paulo Petrola.

Com a realização dessas atividades a PROPLAN espera que o público participante fique mais informado sobre ações em ciência, tecnologia e inovação desenvolvidas na UECE nas suas diversas áreas de atuação.

Participaram da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia as seguintes escolas: EEFM Antonio Dias Macedo; EEFM Padre Guilherme Waessen; EEFM Eudoro Correia; EMEIF Tomaz Pompeu Sobrinho; EMEIF Claudio Martins. Os alunos demonstraram grande interesse e curiosidade sobre as atividades desenvolvidas pela instituição, em especial em relação à Ciência e Tecnologia. Eles foram recepcionados pelo Pró-Reitor de Planejamento, Professor Vladimir Spinelli Chagas e pela equipe do NIT, coordenada por Aloma Pessoa.

Um dos momentos de destaque no evento foi à participação do Reitor da UECE, Professor Francisco de Assis Moura Araripe, que apresentou para os alunos pré-vestibulandos a Universidade Estadual e as suas competências, estimulando-os a seguir o estudo universitário, não sendo este o ponto final de sua formação.