Uece sedia reunião da Finep para discutir Programa Centros Nacionais Multiusuários

4 de maio de 2018 - 14:12

alt

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) sedia, nesta sexta-feira (04/05), na Sala dos Órgãos de Deliberação Colegiada (campus Itaperi), a primeira reunião técnica do Programa Centros Nacionais Multiusuários (PCNM), da Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa (Finep).

Na abertura do evento, o reitor da Uece, Jackson Sampaio, ressaltou a força da pesquisa e da Pós-Graduação da Uece. Atualmente, a universidade conta com 168 grupos de pesquisa, além de iniciativas como a instituição do Parque Tecnológico (ParqueTec), da Incubadora de Empresas (IncubaUece) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Jackson Sampaio destacou ainda a parceria com a Finep, que, segundo ele, permitiu que parte da infraestrutura da universidade fosse construída com recursos de editais da instituição.

alt

Segundo o presidente da Finep, Wanderley de Souza, vão ser investidos na primeira fase do PCNM quase R$ 200 milhões ao longo dos próximos cinco anos. O evento conta com a participantes de representantes dos chamados Centros Emergentes, que englobam instituições do Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Eles apresentam as áreas de atuação de cada centro e os setores impactados por eles. No total, são 15 centros espalhados pelo País.

Além disso, o encontro discute a indução de novos centros nessas três regiões, por meio da melhoria da infraestrutura necessária ao seu desenvolvimento. O PCNM tem o intuito de implantar uma rede com vistas à disponibilizar equipamentos de pesquisa de médio e grande porte para fomentar e fortalecer a infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica, de caráter multiusuário dos centros já estabelecidos.

alt

O projeto, de iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (Mctic), também busca induzir a organização de novos centros, garantindo o acesso ao maior número de pesquisadores e empresas do Brasil e de outros países.

Participam ainda da mesa do evento o superintendente da Área de Apoio de Desenvolvimento Tecnológico e Interação com Áreas de Inovação da Finep, Edgar Rocca, e os membros do Conselho Consultivo do PCNM, Luiz Henrique de Almeida, da Universidade Feral do Rio de Janeiro (UFRJ); Helena Nader, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Jailson Bitencourt, ex-secretário do Mctic; e Sônia Bauer, diretora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).