UECE promove o XXI Simpósio de Mirmecologia

13 de novembro de 2013 - 18:48 #

 

 

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) promove o XXI Simpósio de Mirmecologia, que ocorrerá no período de 01 a 05 de dezembro de 2013, em Fortaleza, no Hotel Praia Centro/Fábrica de Negócios, sob a presidência do Prof. Dr. Yves Quinet (Curso de Ciências Biológicas – UECE), e que é parte integrante dos eventos de Mirmecologia realizados ininterruptamente e bianualmente desde 1980 no Brasil.

Esses encontros reúnem os especialistas de formigas, do Brasil e do exterior, e de um modo geral, os pesquisadores que usam esses insetos sociais como modelos para investigar questões e hipóteses fundamentais em importantes áreas da biologia como biodiversidade, bioindicação & conservação dos biomas terrestres, ecologia de populações e comunidades. bioinvasão e controle de formigas pragas, comportamento animal, interações plantas/animais, taxonomia e biogeografia, e biologia evolutiva.

A programação do XXI Simpósio de Mirmecologia baseia-se em 61 palestrantes convidados, todos de alto nível científico e a maioria com renome mundial. Metade desses palestrantes é de fora do Brasil, representando nove países: África do Sul, Argentina, Austrália, Bélgica, Estados Unidos, França, México, Portugal, Suíça. As atividades científicas dar-se-ão em torno de conferências plenárias (8), mesas-redondas (16) e apresentações de trabalhos (mais de 200), com temáticas especialmente focadas nos ambientes semi-áridos e o bioma da Caatinga.

Segundo o presidente do encontro, professor Yves Quinet, pela primeira vez, nos seus mais de 30 anos de existência, o Simpósio de Mirmecologia acontecerá fora do eixo sul-sudeste, no Nordeste, em pleno coração do bioma da Caatinga. Tal fato constitui não somente um reconhecimento das capacidades instaladas de pesquisas em ecologia no Nordeste, e no Ceará em particular, como também da importância de investir na pesquisa dos ambientes semi-áridos, como a Caatinga. A ocorrência deste evento no Ceará também traz o potencial de estimular, a nível nacional, a pesquisa em ecologia do bioma da Caatinga, e de chamar a atenção da comunidade científica internacional em relação a esse bioma.

Mais informações sobre o simpósio podem ser encontradas no website: www.uece.br/eventos/myrmeco2013