UECE sedia I Congresso de Educação Física Escolar do Ceará

30 de novembro de 2015 - 15:11 #

O Auditório Central da Universidade Estadual do Ceará (Uece), localizado no campus Itaperi, ficou pequeno para acomodar dezenas de estudantes, professores e profissionais da área e afins, durante a abertura do I Congresso de Educação Física Escolar do Ceará (Congrefe). O encontro foi promovido pelo curso de Educação Física da Uece.

alt

O evento foi aberto com a Conferência O Ensino na Educação Física para a Promoção da Saúde, ministrada pelo coordenador geral do congresso, professor Heraldo Simões Ferreira juntamente com a participação especial da professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Suraya Darido, que durante toda a solenidade de abertura do encontro foi muito aplaudida.

alt

Em sua fala, o reitor Jackson Sampaio fez um relato do crescimento da Uece durante esses 40 anos de existência. Ressaltou que a universidade possue características próprias, os primeiros cursos de graduação do interior foram criados pela Uece, desde a época, a instituição vem formando profissionais de qualidade. Jackson Sampaio falou também da importância dos exercícios físicos nos dias de hoje, para melhoria na qualidade de vida e do bem estar do ser humano.

Com o tema Educação Física na Escola, o encontro teve como objetivo promover a reflexão acerca da grande área da Educação Física Escolar, especificamente suas interfaces com a formação, promoção e a educação em saúde na escola, com a finalidade de contribuir com o conhecimento e a pesquisa, vislumbrando a transposição didática na Educação Básica.

alt

O I Congresso de Educação Física Escolar do Ceará foi encerrado na última sexta-feira, 27 de novembro, contou com apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal do Ceará (IFCE) Canindé, Faculdade Metropolitana de Fortaleza (Fametro), Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (CMEPES) e Programa de Pós-Graduação em Educação da Uece (PPGE) da Uece.

A programação do Congrefe constou de oficinas teóricas e práticas, defesa pública de dissertações, apresentação de trabalhos, mesas redondas, lançamento de livro e palestras.

alt

O professor Ricardo Catunda de Oliveira, coordenador do curso de Graduação em Educação Física da Uece marcou presença no I Congrefe.