Uece sedia encontro do PPA com oficinas da Região da Grande Fortaleza

2 de julho de 2019 - 14:49

No último dia 28 de junho, a Região da Grande Fortaleza recebeu mais uma oficina de elaboração do Plano Plurianual dos próximos quatro anos, evento que encerra os trabalhos nas 14 Regiões de Planejamento do Estado.

O encontro foi realizado no auditório da Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Campus Itaperi, com a presença do reitor Jackson Sampaio, e reuniu representantes dos 19 municípios da Região, que são: Aquiraz, Caucaia, Chorozinho, Cascavel, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Paraipaba, Pindoretama, São Luís do Curu, São Gonçalo do Amarante e Trairi. A região ocupa cerca de 5% do território cearense e conta com mais de 44% da população do Estado.

Avilton Júnior, coordenador de Planejamento, Orçamento e Gestão da Seplag, fez um balanço da série de Encontros Regionais realizados nesse mês de junho nos municípios do Estado. “A participação foi boa, mas ainda temos o desafio de ampliar a cooperação da sociedade civil, o que é extremamente necessário. Para isso, providenciou-se a colaboração da população, via online, por Plataforma Digital, no site da Seplag”. “Nas 14 oficinas no estado, as discussões foram bem qualificadas. Temas mais discutidos: agricultura familiar e agronegócio, recursos hídricos, infraestrutura, saúde e educação”, destacou.

O coordenador explicou ainda os próximos passos do PPA. “Nós compilamos e encaminhamos essas informações tanto para o Governo Estadual, quanto para os participantes. Os dados serão utilizados como diretrizes pelos gestores para a construção de políticas públicas melhor direcionadas. Além disso, esse material vai montar um anexo específico da lei do PPA, que é o anexo de diretrizes regionais, onde a gente registra o que a sociedade solicita e o que o Governo faz. Finalizamos agora essa fase de elaboração do PPA 2020-23, mas, no próximo ano, a gente vai fazer a avaliação do PPA vigente 2016-2019, provavelmente no mês de julho e a população será, mais uma vez, chamada a participar”, pontuou.

Em sua fala, o titular da Uece, Jackson Sampaio ressaltou que “a Uece está de braços abertos para receber uma iniciativa como essa, por conta de sua grande base instalada de competência e pelo reconhecimento de que Planejamento Participativo, com regras pactuadas democraticamente, e é única opção possível ao Poder Público para definir prioridades, na perspectiva da sociedade real, em sua diversidade de contraditoriedades”.

Entre os presentes, Joaquim Melo, coordenador do Banco Palmas, participou pela primeira vez do Encontro Regional. Esse banco atua há 21 anos na capital cearense e influenciou a chegada de iguais iniciativas. Hoje, a rede é formada por 20 unidades em todo o Ceará, inclusive já funciona com o registro do Banco Central. Para se ter uma idéia, ano passado, essa rede chegou a movimentar 58 milhões de reais. “Nós queremos apresentar, ao Governo do Estado, a proposta de criar um programa de economia solidária, que dê abrigo às cooperativas, aos bancos comunitários e aos grupos de produção agroecológicos, que é onde nos inserimos.

Isabel Cristina Sousa, representante da Comissão Estadual de Quilombolas Rurais do Ceará (CEQUIRCE), reforçou a importância da participação das comunidades nesse processo. “A gente não pode perder a oportunidade de falar para o Governo sobre as demandas locais. É assim que os investimentos serão mais bem direcionados e, lá na frente, nossa comunidade poderá alcançar desenvolvimento social, econômico e cultural. Além disso, toda comunidade tem a sua especificidade que necessita ser considerada”.

Com informações da Seplag