UECE sedia 590° Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense

17 de novembro de 2009 - 15:44 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) sediou, na manhã desta terça-feira (17/11), o 590° Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense – AGROPACTO, que teve como palestrante o professor Célio Pires Garcia, diretor da Faculdade de Veterinária (FAVET) da UECE, que falou sobre o tema “A Contribuição da Faculdade de Veterinária para o Desenvolvimento do Agronegócio Cearense”. Depois de 14 anos, o AGROPACTO realiza, pela primeira vez, o seu tradicional encontro semanal fora sede do Banco do Brasil, na Avenida desembargador Moreira. Prof. Célio fez um histórico FAVET, desde a sua criação até os dias de hoje e disse que essa Faculdade é um dos maiores centros de pesquisa do Brasil. Mostrou todos os setores FAVET, as importantes pesquisas realizadas e as que estão em andamento e lembrou que por duas vezes a Faculdade de Veterinária ganhou o prêmio de Melhor Tese do Brasil.

Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC e coordenador geral do AGROPACTO, José Ramos Torres de Melo Filho, realizar esse encontro na academia é da maior importância para o setor de agronegócios. É dar oportunidade para que outros segmentos da sociedade conheçam essa esfera da economia e no caso dos estudantes de veterinária possam pensar em futuros projetos dentro do agronegócio, cujo elenco de oportunidades é bem diversificado. José Ramos Torres de Melo disse ainda que o AGROPACTO é o espaço onde o cidadão, o governo, as entidades civis organizadas, a academia, os empresários e produtores rurais, discutem livre e democraticamente, os assuntos ligados ao desenvolvimento do setor agropecuário, local, regional e nacional.

O AGROPACTO foi realizado no Auditório Paulo Petrola da Reitoria da UECE, no Campus do Itaperi, e contou com a presença do Reitor da UECE, Francisco de Assis Moura Araripe, do Vice-Reitor, Antônio de Oliveira Gomes Neto, do primeiro coordenador do curso de Medicina Veterinária, prof. Silvio Cardoso, presidente da Academia Cearense de Veterinária (ACEVET), professor César Martins da Rocha, professores e alunos da FAVET, servidores e convidados.