Uece, Secult e Museu Nacional assinam Protocolo de Intenções para projeto de novo Museu

28 de agosto de 2019 - 14:24

Criação do Museu de História Natural do Ceará que Uece sediará

O Ceará ganhará um novo equipamento cultural: o Museu de História Natural do Ceará Professor Dias da Rocha. Na noite da ultima sexta-feira, 23/8, no foyer do Theatro José de Alencar, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o Museu Nacional assinaram o Protocolo de Intenções que tem o propósito de promover a cooperação técnico-científica e cultural entre as instituições para a construção do projeto do Museu de História Natural, que envolve, entre seus objetivos, o restauro do acervo do professor naturalista Dias da Rocha, hoje sob a salvaguarda do Museu do Ceará. A assinatura foi prestigiada por acadêmicos e pesquisadores do Estado, e contou com a presença da secretária Executiva da Cultura do Ceará, Luisa Cela; do reitor da Uece, Jackson Sampaio; do diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner; e do secretario da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda.

Sob gestão da Uece, o Museu será espaço de pesquisa e de exposições em diálogo com o Museu Nacional e terá sede no Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia de Pacoti, da Uece, situado no Maciço de Baturité, em prédio cedido pela Fundação Educacional Deusmar Queiroz. A criação do Museu de História Natural do Ceará Prof. Dias da Rocha é uma iniciativa pioneira do Centro de Ciências da Saúde da Universidade, que já tem apoio inicial da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

O restauro do acervo do pesquisador Dias da Rocha, hoje sob a salvaguarda do Museu do Ceará, é o primeiro passo a ser dado pelo projeto. Com ele será formada a primeira exposição do Museu. “É muito simbólico firmar essa parceria com a Uece e o Museu Nacional. Comemoramos que o museu seja instalado em Pacoti. Isso está em sintonia com a política do Governo e da Secult de descentralizar os equipamentos culturais, reduzindo a centralidade na capital. O projeto também é um exemplo para o resto do País. Damos um passo para o desenvolvimento da ciência, da cultura, da memória, do patrimônio e da pesquisa no Estado. É tempo de comemorar e celebrar essa parceria” enfatzou a secretária Executiva da Cultura do Ceará, Luisa Cela.

A construção de parcerias é bem vista pelo reitor da Uece, Jackson Sampaio. “Com essa parceria, teremos um espelho lá no Rio de Janeiro do Museu de História Natural e aqui no Ceará teremos um espelho do Museu Nacional. Estamos muito felizes. Temos um grande trabalho pela frente e a possibilidade de construir dimensões novas na academia cearense e brasileira. A Uece dispõe de pequenas e fragmentadas coleções paleontológicas e botânicas.” “Também temos vívidas experiências com o Museu Nacional, inclusive com professores nossos que são egressos da pós-graduação de lá. Daí termos sofrido intensamente com o trágico incêndio do qual o museu Nacional foi vítima”, Jackson Sampaio destacou.

O diretor do Museu Nacional, por sua vez, apresentou ao público como está sendo realizada a reconstrução do Museu Nacional e as ações do projeto #museunacionalvive, que propõe atividades de sensibilização da população acerca do patrimônio histórico e natural brasileiro. “Um museu que não dialoga com a sociedade está fadado à destruição. As sociedades que não investem em seus museus estão em parte extintas. Na dimensão estratégica da reconstrução, destaca-se, com certeza, o apoio e a parceria, em rede, com todos os museus de história natural que existam ou sejam criados pelo Brasil”, afirmou.

Além da recuperação do acervo do Prof. Dias da Rocha, em parceria com o Museu do Ceará, o projeto do Museu de História Natural vislumbra a produção de um curta-metragem, documental e ficcional, sobre a história do naturalista Francisco Dias da Rocha. Na ocasião, foi apresentada a logomarca do Museu, que traz as cores e formato inspirados na biodiversidade do Ceará.

A diretora do Museu do Ceará, Carla Vieira, destaca que a coleção de história natural em questão é uma das mais importantes do Brasil. “Todo o potencial que tem essa coleção será enfim devidamente explorado, com a pesquisa, divulgação e manutenção do acervo que será feita em parceria com pesquisadores do Museu Nacional e Uece”, considerou.

“Reforço que a proposta do museu é essa: a integração de todos. Convidamos aqui representantes de várias áreas para integrarmos os saberes e as competências necessárias para cuidarmos da serra de Baturité, por exemplo. Aliás, vamos começar pela serra de Baturité, para depois chegar a todas as regiões do Ceará. Esse dia marca a história do Ceará”, destacou Gláucia Posso, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Uece.

“Trata-se de um projeto orgânico, com proposta de transferência de conhecimento. Dias da Rocha foi o primeiro naturalista a formar uma coleção de história natural. E esse acervo de mais de cem anos se encontra no Museu do Ceará. Seu acervo é nosso patrimônio. O primeiro museu de história natural foi construído por ele. E nosso desafio também é apresentar à sociedade quem foi Dias da Rocha. O acervo só fará sentido se imprimirmos o significado dele. Isso é o que queremos com a exposição e com um curta-metragem que deverá ser exibido não só no Museu, mas nas escolas, em outros espaços”, considera Renata Stopiglia, Diretora Científica e de Operações do Museu de História Natural do Ceará, Pesquisadora da Uece e do Museu Nacional.

O evento contou com a participação além do reitor, Jackson Sampaio; do vice-reitor, Hidelbrando Soares; da diretora do CCS, Glaucia Posso; do pró-reitor de Planejamento, Fernando Antonio dos Santos; do pró-reitor de Extensão, Fernando Roberto Silva; da diretora do Núcleo de Pesquisa, Célia Sampaio; do coordenador do campus Experimental de Pacolti, Eddie William Santana; do titular da Secitece, Inácio Arruda, do diretor da Fundação Deusmar Queiroz, Vicente Pereira, do diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner; da coordenadora da Coleção Dias da Rocha, Carla Vieira; da secretária Executiva da Secult, Luíza Cela; do coordenador da Coleção Científica, Marcos Raposo; da neta do Prof. Francisco Dias da Rocha, Heloísa de Souza; das professoras, Lúcia Helena Fonseca; Rosa Amâncio; Graça Barbosa; demais pesquisadores, professores e convidados.