UECE, SECITECE e FIOCRUZ se reúnem para tratar sobre produção de vacina contra covid-19

26 de maio de 2021 - 13:42 # # # #

O reitor da Universidade Estadual do Ceará, professor Hidelbrando Soares, reuniu-se com os pesquisadores da Uece responsáveis pelo desenvolvimento da vacina contra Covid-19, professora Izabel Florindo e pesquisador Ney de Carvalho, com o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda e com os representantes da FIOCRUZ no Ceará, Antonio Carlile Holanda Lavor e Carla Freire Celedonio Fernandes para tratar da produção do imunizante cearense.

A reunião foi fruto de articulação liderada pelo secretário Inácio Arruda, junto à presidente da Fiocruz, Nísia Trindade. Também estavam presentes o vice-reitor da UECE, professor Dárcio Teixeira e a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Lúcia Duarte.

Ao final do encontro, ficou acordada a realização de oficina de trabalho entre UECE e Fiocruz ainda no mês de junho, com o objetivo de aprofundar as relações entre as duas instituições com vistas à fabricação da 2H120 Defense, nome do imunizante cearense. No momento, a vacina encontra-se em fase de pré-submissão pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicabilidade de testes com humanos.