UECE se destaca mais uma vez no Congresso Brasileiro de Química

25 de janeiro de 2018 - 15:07 #

O Grupo de Pesquisa em Biotecnologia do Sistema de Laboratórios em Nanotecnologia e Biomateriais (SisNaBio), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), sob a coordenação do professor Dr. Carlúcio Roberto Alves, em parceria com o professor Dr. Carlos Emanuel Magalhães, do Laboratório Química Analítica e Química Ambiental (LAQAM),  foi contemplado, pelo segundo ano consecutivo, com premiação na Jornada Brasileira de Iniciação Científica, evento vinculado ao Congresso Brasileiro de Química (CBQ).

Em 2016, durante a XXIX Jornada Brasileira de Iniciação Científica, o trabalho Desenvolvimento e caracterização do produto de reação da Mistura de cardóis sua atividade antifúngica e toxicidade, de autoria da aluna Stephany Swellen Vasconcelos Maia, alcançou a 5º posição dentre os 10 melhores trabalhos apresentados em todas as áreas.

alt

Em 2017 mais uma vez a equipe se destacou ao ficar colocada entre os 10 melhores do país. O trabalho Biossorção do Íon Metálico Cd2+ por Bactéria isolada do efluente da indústria petrolífera imobilizada em alginato, realizado por Dalila Maria Barbosa Davi, tendo por base sua monografia, teve o mérito de estar classificado na 5ª posição durante a XXX Jornada Brasileira de Iniciação científica. Por motivo de saúde, a autora do trabalho, Dalila Maria, não pôde comparecer ao evento, ficando a cargo de Douglas Ferreira Cavalcante, um dos coautores do trabalho, que fez a apresentação oral da pesquisa.

Ainda no ano de 2017, o trabalho Produção de biossurfactante por bactéria isolada do efluente da indústria do  petróleo inscrito na categoria pós-graduação, de autoria da doutoranda Katiany do Vale Abreu, teve o mérito de receber convite para apresentação oral e sua apresentação rendeu menção honrosa . Nesse mesmo ano, para o CBQ, a equipe produziu e apresentou 13 trabalhos. No ano seguinte, em 2017, foram realizados e apresentados oito trabalhos.

A equipe da UECE, já se prepara agora em 2018, para o XII Encontro Brasileiro de Adsorção. O grupo está empenhado em conquistar o aceite de quatro trabalhos completos pra serem apresentados na área de biossorção. Os trabalhos se encontram em fase de conclusão. O Congresso será realizado em Gramado-RS, entre os dias 23 e 25 de abril.