UECE recebeu reitor e comitiva da Universidade mais antiga da Hungria

7 de novembro de 2013 - 12:35 #

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Jackson Sampaio, recebeu na última sexta-feira, 01 de novembro, o reitor da Universidade Eötvös Loránd (ELTE), professor Barna Mezey. O encontro aconteceu no Auditório da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), a convite do titular da SECITECE, Renê Barreira. O professor Francisco Carvalho, representou o secretário da SECITECE no evento.

Durante a reunião, o reitor Jackson Sampaio, fez uma apresentação de toda estrutura organizacional e física da UECE, e ressaltou o interesse de firmar convênio de cooperação acadêmica com a Hungria. Destacou ainda, a relevância do intercâmbio por meio do Programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal. Já foram identificadas várias linhas de colaboração científica entre a ELTE e a UECE, afirmou o reitor.

O reitor visitante veio acompanhado da Vice-decana de Ciências Naturais, Erzsabet Horvath (geógrafa), do Vice-decano de Línguas, Ferenc Pál (professor de língua Portuguesa), do Decano de Ciências da Computação, Gergo Lajos, do Coordenador de Relações Internacionais, Bélik Morton, e do Secretário do reitor, Gérgely Gosztonyi.

A ELTE é a mais antiga universidade húngara, criada que foi em 1635. “Temos, em comum, várias possibilidades de cooperação, nas áreas de humanidades, como línguas, por exemplo eles têm um excelente departamento de Português, de saúde, basicamente Enfermagem, e de tecnologia, com destaque para a biotecnologia, a informática e a aquicultura. A ELTE oferece 12 cursos de graduação com aulas em inglês”, lembrou Jackson Sampaio.

O reitor Barna Mezey apresentou história, estrutura e competências da ELTE e destacou o especial interesse na cooperação com a UECE, pois, hoje, Fortaleza é a capital brasileira mais próxima da Europa, com voo diário direto para Lisboa; na UECE ensina há quase 20 anos um grande professor de Ecologia, o húngaro Istvan Major, do colegiado do Curso de Ciências Biológicas; o reitor da UECE já visitou a ELTE, corroborando a inclusão da Hungria no Programa Ciência sem Fronteiras. A Hungria tem tradição de atuar em Fortaleza. Na década de 1980, pesquisadores húngaros colaboraram com o Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS) em grandes projetos de piscicultura que beneficiaram particularmente o Ceará.

Pela UECE, além do Reitor, Jackson Sampaio, o encontro contou com a presença do professor Istvan Major, do Curso Ciências Biológicas/CCS, do Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Jerffeson Teixeira de Souza, da Pró-Reitora de Graduação, Marcilia Chagas Barreto, da Pró-Reitora de Extensão, Lúcia Helena Fonseca Grangeiro, do Pró-Reitor de Administração, Esaú Torres Fradique Accioly, da Chefe de Gabinete, Josete Castelo Branco Sales, da coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional, Sonia Maria Vieira de Castro, da diretora do Centro de Ciências da Saúde, Glaucia Posso Lima, da Diretora do Centro de Humanidades, Letícia Adriana Pires dos Santos, do Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia, Luciano Cavalcante,  da professora Suelene Silva Oliveira, coordenadora do Núcleo de Línguas/CH, e de representantes dos Doutorados em Saúde Coletiva, Ciências Fisiológicas, Educação e Geografia.