UECE recebe visita dos Companheiros das Américas

2 de outubro de 2014 - 16:13 #

O Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Dr. Jackson Sampaio, acompanhado pela coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional (ECInt), professora Sônia Maria Vieira de Castro, recebeu na última segunda-feira, 29 de setembro, a visita de representantes do Programa Companheiros das Américas (Partners of Américas). O grupo era formado pela professora Celina Magalhães Ellery da UECE; pela professra Bárbara Bloch, Partners of the Americas no Brasil; pela professora Gina Pezzano, da Universidad Del Norte de Barranquilla-Colombia; e pela professora Sylvia Hinriaches, das Universidades Federal e Estadual de Pernambuco. O objetivo da visita foi apresentar o programa de bolsas estudantis, para a graduação, denominado 100.000 Strong nas Américas.

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lançou o Programa 100.000 Strong nas Américas para ressaltar a relação crítica entre a mais ampla oportunidade de educação e uma maior prosperidade regional. Ampliando oportunidades de estudo no exterior para estudantes, nossos futuros líderes e inovadores, serão fortalecidas as relações binacionais e prepara-se melhor a juventude para o mercado de trabalho global do século 21. No mundo interconectado, a educação de qualidade por si só não é suficiente. Temos que ser mais internacionalmente conscientes, com uma geração de líderes que possam atravessar fronteiras. Para isso, os alunos precisam de uma ampla base de conhecimentos e experiências, incluindo a exposição a outros países e culturas.

A meta do programa é promover intercâmbio de 100 mil estudantes que se deslocarão dos Estados Unidos para a América Latina e Caribe e 100 mil estudantes que farão o deslocamento inverso, entre 2015 e 2020. Atualmente, 40 mil alunos dos Estados Unidos estudam na América Latina e no Caribe e 65 mil estudantes da América Latina e do Caribe estudam nos Estados Unidos, a cada ano.

O programa está buscando mais que dobrar esses números em menos de dez anos. Muitos estudantes da América Latina e do Caribe, em particular aqueles economicamente menos favorecidos, incluindo os de descendência afro ou indígena, não possuem as habilidades na língua inglesa ou recursos financeiros para ter sucesso em instituições norte-americanas. Por outro lado, muitos estudantes norte-americanos ainda não estão conscientes das oportunidades existentes no hemisfério sul. Faculdades e Universidades norte-americanas e latino-americanas enfrentam desafios integrando estudo no exterior em programas de graduação, a elaboração de programas para estudantes não tradicionais e desenvolvimento de oportunidades econômicas para todos os alunos.

Para implementar a visão do Presidente dos Estados Unidos, o Departamento de Estado estabeleceu uma parceria público-privada com a Association of International Educators (NAFSA), maior associação sem fins lucrativos do mundo, dedicada à educação internacional,  e com os Companheiros das Américas, uma agência de voluntários para o desenvolvimento de liderança, com mais de 45 anos de experiência nas Américas. Esse programa de subsídio aproveita doações privadas e corporativas para que as IES possam expandir seus programas no exterior.

A Professora Gina Pezzano aproveitou a oportunidade para apresentar a Universidade Del Norte em Barranquilla/Colômbia que possui várias oportunidades de cursos de verão e de pós-graduação e a possibilidade de construção de futuras parcerias.

Para obter mais informações sobre o programa 100.000 Strong nas Américas, acesse o site http://www.100kstrongamericas.org/