Uece recebe visita do vice-reitor da Universidade Estadual Paulista

22 de abril de 2019 - 10:37 # #

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Jackson Sampaio, recebeu na última terça-feira (16/04), no gabinete da Reitoria, visita do vice-reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), professor Sérgio Nobre.

Durante o encontro, ao falarem sobre as principais características das respectivas instituições, os gestores identificaram pontos em comum, como a valorização da universidade presente no interior do Estado e a vocação para formação de professores.

O vice-reitor da Unesp esteve na Uece por ocasião do XIII Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM), em que participou da abertura do evento. Na oportunidade, em conversa com o reitor Jackson Sampaio, demonstrou interesse em futuras parcerias. “Temos muito que fazer juntos”, disse o visitante.

O reitor da Uece e o vice-reitor da Unesp trocaram impressões sobre o quadro político e financeiro atual do ensino superior público brasileiro e do desenvolvimento científico-tecnológico, destacando o papel a ser mais e mais reforçado da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

Mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, a Unesp é uma das três universidades públicas estaduais de ensino gratuito da região, ao lado da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Criada em 1976, a partir de institutos isolados de ensino superior que existiam em várias regiões do Estado de São Paulo, a Unesp tem 34 unidades em 24 cidades, sendo 22 no Interior; uma em São Paulo, capital do estado; e uma no Litoral Paulista, em São Vicente.

Estiveram também presentes no encontro os pró-reitores de Administração, Carlos Heitor Sales, e de Políticas Estudantis, Emerson Mariano Silva; a representante da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Sarah Diva Ipiranga; e a coordenadora local do XIII SNHM, Ana Carolina Costa Pereira.