Uece recebe visita do Secretário de Planejamento de Petrolina

17 de julho de 2015 - 17:18 #

O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), do município de Petrolina (PE), Geraldo Francisco da Silva Júnior, visitou a Universidade Estadual do Ceará (UECE), na ultima quarta-feira, 15 de julho. O secretário foi recebido pelo reitor da Uece, professor Jackson Sampaio e pelo coordenador do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas, professor Emerson Mariano da Silva.

alt

A visita do secretário à Universidade teve como propósito, comunicar a formação do G20-Semiárido, que tem como principal objetivo construir um espaço de discussão da nova realidade econômica  e social do Nordeste e do semiárido,  na perspectiva do século XXI.

O grupo formado pelas 20 maiores cidades, em termos populacionais, da região, excluídas as capitais, pretende se transformar num instrumento para aumentar as dinâmicas econômicas da região e reduzir as desigualdades regionais existentes entre o Nordeste-Sudeste, mas também, nesse novo momento, dentro do próprio Nordeste.

O secretário entende que as grandes instituições regionais (SUDENE, BNB, DNOCS etc) e as Universidades precisam, juntas, enfrentar o problema com as armas da inteligência e da ciência. O reitor Jackson Sampaio colocou a competência da UECE a serviço desta luta.

Veja os municípios que compõem o G20-Semiárido: Arapiraca (Al), Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Vitória da Conquista (BA); Caucaia, Crato, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maranguape, Sobral (CE); Campina Grande, Patos (PB); Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Santa Cruz do Capibaribe (PE) e Mossoró (RN).

A UECE tem presença direta em duas delas – Iguatu e Itapipoca – e presença por meio de atuação em polos de educação a distância em outras duas – Caucaia e Maranguape.