Uece recebe visita do representante da Universidade de Columbia

16 de setembro de 2019 - 09:22

No ultimo dia 9, o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, recebeu na Reitoria o professor Rubin A. Scott, representante do Departamento de Relações Internacionais da Universidade de Columbia (New York-USA).

A visita foi intermediada pela Coordenadoria Especial de Relações Internacionais e Federativas da Prefeitura de Fortaleza (Cerif), representada na oportunidade por sua Secretária Patrícia Macêdo, que promoveu apresentações formais recíprocas entre as duas instituições de pesquisa, e marcou o início de negociação ao estreitamento das relações por meio de possíveis parcerias, como por exemplo convênio bilateral internacional e bolsas para egressos da Uece realizarem mestrados ou doutorados na instituição norte americana, entre outras oportunidades.

O principal objetivo da Universidade de Columbia é realizar a divulgação de programas de bolsas para alunos  egressos da Uece e que desejam cursar mestrado ou doutorado na universidade estadunidense. Existem oportunidades em diversas áreas sendo que a universidade apresenta pontos fortes em Educação e Saúde.

Na ocasião o titular da Uece, Jackson Sampaio, enalteceu a oportunidade, “descrevendo o momento pelo qual passa a Uece, instituição com menos de meio século de existência e desafiada, simultaneamente, a enfrentar demandas de consolidação de seu parque de formação e de pesquisa, associando-o à inclusão social, à inovação tecnológica e à internacionalização. Também reconhecendo a expertise altamente desenvolvida da Universidade de Columbia nas áreas de Educação, Saúde e Psicologia”.

Segundo Prof. Scott as ações citadas serão fomentadas em parceria com a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos, brasileira, que atua na área de Educação.

Atualmente, a Uece mantém acordos de cooperação com 37 instituições de educação superior em 18 países. São acordos que permitem o intercâmbio de docentes, servidores e discentes, troca de informações e desenvolvimento conjunto de pesquisa.

Além do reitor, Jackson Sampaio e da secretária da Cerif, Patrícia Macedo, estavam presentes na reunião, a pró-reitora de Graduação, Monica Cavaignac; a representante da pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Sara Diva Ipiranga; o chefe de gabinete da Reitoria, Edmar Pereira Neto; a diretora do Centro de Educação, Josete Castelo Branco; a diretora do Centro de Humanidades, Adriana Barros; a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Uece, Sonia Vieira de Castro a assessora da coordenadoria de relações internacionais de Fortaleza, Emilia Rivera e a senhora Nicole Siniscalchi.