UECE recebe visita do Ex-Embaixador da Bélgica

19 de agosto de 2013 - 17:48 #

O Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jackson Sampaio, acompanhado pela coordenadora do Escritório Cooperações Internacionais da Universidade, professora Sonia Maria Vieira Castro, recebeu no dia 07 de agosto, a visita do ex-embaixador da Bélgica, Dr. Claude Misson. A visita teve o propósito de reforçar o quadro de cooperação acadêmica internacional entre Brasil e Bélgica. Na ocasião, o reitor Jackson Sampaio, fez um relato sobre os principais projetos desenvolvidos pela UECE e apresentou a dimensão da instituição.

Participaram o encontro, o vice-reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, os pró-reitores de Pós-Graduação e Pequisa, Jerffeson Teixeira de Souza,e  de Administração, Carlos Heitor Sales Lima, os diretores dos Centros de Estudos Sociais Aplicados, Valdimir Spinelli, de Ciências e Tecnologia, Luciano Moura Cavalcante, e de Educação, Albio Moreira de Sales, do coordenador do curso de Mestrado Profissional de Ciências da Computação, Joaquim Celestino Júnior, e do professor do Colegiado de Ciências Biológicas, Yves Quinet, de origem belga.

Entre os assuntos tratados, a possibilidade de deflagração de projetos conjuntos de pesquisa entre a UECE e universidades portuguesas, espanholas, italianas e belgas, assim incrementando o intercâmbio discente, docente, e técnico com a UECE, tanto na graduação, quanto na pós-graduação. Esse intercâmbio terá como foco as áreas de ciência e tecnologia, gestão, saúde coletiva, geografia e biotecnologia.

O encontro versou sobre a recente inserção de oito universidades belgas no programa de intercâmbio acadêmico internacional promovido pelo governo brasileiro, intitulado Ciências sem Fronteiras, como também no Programa de Licenciaturas  Internacionais (PLI). O visitante forneceu informações e esclarecimentos sobre o processo para obtenção de vistos. O ex-embaixador Claude Misson enfatizou que a relação entre as universidades brasileiras e europeias devem ser mais intensas.

Segunda Visita

Em sua segunda visita a UECE, o ex-embaixador da Bélgica, Claude Misson, vem proferir palestra sobre o tema “Oportunidades de Cooperação UECE/União Européia, que acontecerá no dia 26 de agosto, às 9h, no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi. O ex-embaixador atende a convite do Reitor Jackson Sampaio.