UECE recebe visita de pesquisador de Portugal

16 de setembro de 2016 - 18:53 #

O pesquisador do Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST) e do laboratório IN+, de Portugal, José Luiz Moutinho, visitou a Universidade Estadual do Ceará (UECE), na tarde da última quarta-feira (14/09), para ver de perto as pesquisas que são desenvolvidas pela universidade e ouvir sugestões de parcerias entre instituições de pesquisa e tecnologia de Portugal.

O professor José Luiz Moutinho foi recebido pelo reitor, Jackson Sampaio, pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Nukacia Meyre Silva Araújo, pelo diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), Vladimir Spinelli, pelos professores Samuel Façanha e Roberto Pinto e pelo diretor acadêmico da Faculdade CDL, Fernando Menezes Xavier.

alt

Além da UECE, no Ceará, Moutinho visitou instituições de pesquisa com o objetivo de conhecer a produção cearense e trazer perspectivas de parcerias.Fiquei impressionado com o número de pesquisa, o que é feito aqui na UECE. Temos muito interesse nessa parceria, ressaltou José Luiz Moutinho.

O visitante destacou as semelhanças entre o Ceará e Portugal, como a língua e a quantidade de habitantes. As áreas de pesquisa de interesse são: mudanças climatológicas, gestão de água, energias renováveis, análise de dados, e espacial. Além dessas, o visitante recomendou outras áreas de conhecimento.

Para o reitor, Jackson Sampaio, o Ceará e Portugal podem ser portas de entrada, um para o outro. O Ceará para o Brasil e Portugal para Europa.

Segundo o diretor do CESA, Vladimir Spinelli, a vinda do professor José Luiz a UECE, foi por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UECE e visa preparar visita do ministro de Ciência e tecnologia de Portugal às nossas universidades.