UECE recebe visita de pesquisador da Austria

25 de outubro de 2017 - 13:51 #

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jackson Sampaio, recebeu o professor Winfried G. H. Blum, emérito da área de Ciências do Solo da Universidade de Recursos Naturais de Viena – Austria (BOKU), acompanhado da senhora Elfriede Reinhilde de Lima, cônsul da Austria no Ceará. A visita ocorreu na manhã do último dia 20 de outubro, no gabinete da reitoria. O professor André Herzog foi o interlocutor dessa reunião.

Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UECE, Nukacia Meyre Silva Araujo, o principal objetivo da visita foi viabilizar uma parceria entre as duas instituições por intermédio do Mestrado Acadêmicoem Recursos Naturais(MARENA), da UECE, com a Universidade Austríaca. O MARENA tem nota 4 na ultima avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ligada ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) e com grandes possibilidades para a criação de um doutoradoem Recursos Naturaisda UECE, em 2018, para oferta inicial de turma em 2019.

Winfried Blum foi professor titular de1979 a2009, da Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida Aplicada (BOKU), Departamento de Ciências e do Solo, em Viena . Ele é um dos principais representantes mundiais da ciência científica do solo e foi um dos primeiros na década de1980 acriar sistemas de informação sobre a terra. Winfried Blum é detentor de inúmeras funções internacionais, prêmios científicos e doutorados honoríficos.

Participaram da reunião, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Nukácia Silva Araújo; o ex-reitor, Jader Onofre de Morais, o diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Luciano Moura Cavalcante; o diretor do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB), Nilberto do Nascimento; os professores do MARENA André Herzog, Carlúcio Roberto Alves, Istvan Major e Selene Morais; os coordenadores de programas de Pós-Graduação Fred Holanda (PPG em Geografia); Davide Rondina (PPG em Ciências Veterinárias) Lucilia Abreu Lessa (PPG em Ciências Fisiológicas); Mona Lisa Oliveira, do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas; e demais professores.