UECE recebe Ministra da SDH/PR no Campus do Itaperi

19 de agosto de 2011 - 20:16 #

A ministra Maria do Rosário, da Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República, que veio a Fortaleza para lançar o projeto “Caravana Direitos Humanos pelo Brasil”, esteve no Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece), na tarde desta quinta-feira (18/08), para a instalação do Disque 100 da Ouvidoria Itinerante. A ministra foi recebida pelo Reitor da UECE, professor Assis Araripe, e recepcionada pela Orquestra Contemporânea do Ceará da UECE, sob a regência do maestro Alfredo Barros. A UECE promoveu, também nesta quinta, um dia dedicado aos Direitos Humanos, em apoio à programação da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), que lançou, em Fortaleza, o projeto “Caravana Direitos Humanos pelo Brasil” em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura e Assembléia Legislativa.

Para divulgar a instalação do Disque 100, que atenderá o público de todas as partes do país, vieram também a Fortaleza, junto com a ministra Maria do Rosário, o coordenador da Ouvidoria Nacional, Bruno Renato Teixeira, e o coordenador do Disque 100, Pedro Ferreira, encarregados de divulgar, no Ceará, o trabalho realizado através do Disque 100. Um ponto que merece destaque envolve as ações realizadas durante o dia dedicado aos Direitos Humanos em apoio ao lançamento do projeto “Caravana Direitos Humanos pelo Brasil” da SDH/PR, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). A Pró-Reitora de Extensão, professora Celina Ellery, integrou a comitiva da UECE que recebeu a Ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário. A solenidade, que aconteceu no Espaço Cultural da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE), contou com a participação de Pró-Reitores, professores, estudantes, servidores, entre outros.

O Reitor Assis Araripe, ao falar, cumprimentou a todos e se dirigiu à Ministra Maria do Rosário ressaltando que a Ministra inaugurava naquele momento uma importante parceria com a Universidade na área de Direitos Humanos. Referiu-se, ainda, a escolha do Estado do Ceará para o lançamento do projeto “Caravana Direitos Humanos pelo Brasil”. Enfatizou a inclusão da UECE no seu programa de visita, um cenário de educação, o que vai assegurar outros direitos.

A Ministra Maria do Rosário fez um breve discurso, mas, de muito conteúdo. Disse que o projeto, ora lançado, vai permitir que os Direitos Humanos sejam assegurados em qualquer lugar do Brasil. Para a Ministra, esse projeto veio fortalecer os Direitos Humanos e pediu o apoio da juventude, bem como, dos professores, a favor da Comissão da Verdade e que entre os objetivos da Caravana estão também apoio às vítimas de violência homofóbica, preconceitos e outros tipos de agressões ao ser humano. A Ministra disse ainda que o Ceará é importante para consolidar a cultura dos Direitos Humanos e que se deve trabalhar esse direito em sua totalidade e individualidade, como o respeito as causas dos idosos, da inclusão das diversidades, o combate ao racismo, a causa das mulheres que perpassa todas as idades, o trabalho escravo, exploração sexual de crianças e adolescentes, combate às drogas, a miséria extrema, o direito à saúde, educação de qualidade e para assegurar aos brasileiros esses direitos, já foi criada uma força-tarefa, através da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

A UECE promoveu durante toda esta quinta-feira (18/08), um dia dedicado aos Direitos Humanos e elaborou uma programação bem diversificada. As atividades começaram às 8h, e contou com palestras, exibição de filmes, oficinas, lançamentos da Cartilha do Idoso e de livros, Mostra de Direitos Humanos com o Observatório da Violência contra a Mulher, Observatório da Criança e do Adolescente, atividades culturais com as apresentações de Grupos de Ciranda da Vida, Frevo de Idosos, Garajau, apresentação da Charanga do Tatá (SDH/PMF), Grupos Escambo e Cena Poética (Ekpbé), além de prestação de serviços como Campanha de Vacinação (sarampo e hepatite), Massoterapia, Reiki, entre outras atividades.

O dia dedicado aos Direitos Humanos da UECE foi organizado pela PROEX e coordenado pelo Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas- NUPES/UECE.

Contou ainda com o apoio da Secretaria dos Direitos Humanos/Fortaleza, da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis – PRAE/UECE e dos seguintes Centros da UECE: Centro de Ciências da Saúde – CCS/UECE; Centro de Ciência e Tecnologia – CCT/UECE; Centro de Humanidades – CH/UECE; Centro de Educação – CED/UECE; e Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CESA/UECE.