UECE recebe homenagem do Governo do Estado nesta quarta-feira (13)

12 de dezembro de 2017 - 19:54 #

O Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) convida V. S.ª para a solenidade de Homenagem aos Destaques da Educação Superior em 2017, que acontece às 9 horas, desta quarta-feira,13 de dezembro, no Palácio da Abolição, situado na Avenida Barão de Studart 505, Meireles, acesso pela Rua Silva Paulet 400, conforme convite em anexo.

O Governador do Ceará, Camilo Santana, vai homenagear as instituições que se destacaram na Avaliação Nacional de Desempenho Acadêmico tanto na graduação, quanto na pós-graduação. Os cursos homenageados conseguiram notas “4” e “5” no Exame Nacional de Desempenho Acadêmico (ENADE) – 2016 e notas “5”, “6” e “7” na Avaliação do Sistema Nacional de Pós Graduação – quadrienal 2017, elevando o Ceará para o maior número de Pós-Graduação de Excelência Internacional do Norte e Nordeste.

Na ocasião serão entregues três troféus, nove placas e 19 certificados aos Programas de Pós-Graduação que obtiveram as melhores notas na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e mais 11 troféus e 25 certificados para as Instituições de Ensino Superior (IES) que conseguiram as melhores notas no exame do ENADE 2016, nos seus cursos de Graduação.

Na última avaliação da CAPES, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) da UECE alcançou, pela terceira vez, conceito 6 na avaliação periódica, referente a 2013/6, divulgada no último dia 20 de setembro, mantendo o padrão internacional de excelência.

Foram avaliados 45 cursos dos programas de pós-graduação stricto sensu da UECE, dos quais seis tiraram nota 5. O mestrado e o doutorado em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde e o mestrado e o doutorado em Lingüística Aplicada cresceram de nota, passando de 4 para 5. O doutorado em Biotecnologia e o mestrado profissional em Ensino de Matemática mantiveram a nota 5 já alcançada. O mestrado acadêmico em Serviço Social Trabalho e Questão Social e o mestrado acadêmico em Recursos Naturais alcançaram a nota 4.

Considerando as três últimas avaliações, a Uece conseguiu inverter o perfil dos cursos com nota 4 e nota 3. Eram 22 com nota 3 e 11 com nota 4. Hoje, são 11 nota com 3 e 22 com nota 4.

A Capes, em sua avaliação, atribui notas na escala de 1 a 7. Os conceitos 6 e 7 indicam desempenho equivalente aos  de alto padrão internacional. A cada quatro anos, todos os cursos em funcionamento são reavaliados. Os critérios de avaliação consideram cinco quesitos: proposta do programa, corpo docente, corpo discente, produção intelectual e inserção social.

Esta nota mantém o nosso Programa de Pós-Graduação na liderança da área de Medicina Veterinária na região Nordeste, na qual fica com a avaliação mais elevada. A CAPES atribui notas na escala de “1” a “7” e os conceitos 6 e 7 indicam desempenho equivalente ao alto padrão internacional. A cada quatro anos, todos os cursos em funcionamento são reavaliados.

Na UECE, participaram do ENADE 2016, os cursos que conferem diploma de Bacharelado em Medicina, Enfermagem, Nutrição, Medicina Veterinária e Serviço Social. O curso de Medicina ficou em terceiro lugar no ranking nacional entre os cursos de sua área com a maior nota no ENADE. Os cursos de Nutrição (23°) e Serviço Social (17°), Medicina Veterinária (21ª) e Enfermagem (31ª) colocação, ficaram entre os 10% melhores cursos do país.

Medicina – 5; Enfermagem – 5; Nutrição – 4; Serviço Social – 4; e Medicina Veterinária – 4