UECE recebe homenagem da Secitece durante a Feira do Conhecimento

1 de novembro de 2017 - 20:44 #

Durante a Feira do Conhecimento, realizada no período de 26 a 29 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) foi homenageada com troféu e certificado pelo excelente desempenho que teve na última avaliação quadrienal da CAPES dos cursos stricto sensu e pelo Conceito do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).

O titular da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), Inácio Arruda, fez a entrega da honraria ao vice-reitor da UECE, Hidelbrando Soares, que na ocasião, representava o reitor da UECE, Jackson Sampaio.

alt

O secretário, Inácio Arruda, parabenizou todos os professores, estudantes e servidores que contribuíram para o sucesso desse resultado. A SECITECE homenageou docentes e reitores de Instituições de Ensino Superior Cearense (IES), referentes à graduação e pós-graduação.

alt

O vice-reitor da UECE, Hidelbrando Soares, ressaltou que a UECE vive um momento muito feliz, se destacando no cenário nacional, consolidando a pós-graduação, qualificando seus professores, formando seus estudantes e capacitando seus servidores. Aproveito a ocasião para agradecer a todos os professores que se dedicaram e se empenharam neste positivo resultado.

alt

Na UECE, participaram do ENADE 2016, os alunos dos cursos que conferem diploma de Bacharelado em Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Serviço Social. O excelente desempenho dos nossos alunos se evidencia pela posição destacada de seus cursos com relação aos demais. Os cursos avaliados da UECE ficaram entre os 15% melhores de suas respectivas áreas na classificação geral do país. Veja as notas do Conceito no ENADE: Medicina 5; Enfermagem 5; Nutrição 4; Serviço Social 4; Medicina Veterinária, 4.

Na avaliação quadrienal da CAPES Foram avaliados 45 cursos dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UECE, dos quais seis tiraram nota 5. O Mestrado e Doutorado em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde e o Mestrado e Doutorado em Lingüística Aplicada cresceram de nota, passando de 4 para 5. O Doutorado em Biotecnologia e o Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, em Rede Nacional, mantiveram a nota 5 já alcançada.

Vale destacar que o Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias tirou nota 6.

Na escala de notas de 3 a 5 para Mestrado, e de 4 a 7, para Doutorado, a CAPES reconhece na nota 5 uma excelência nacional do Curso/Programa e na nota 4 de um Mestrado a condição de implantação de um Doutorado.  Deste modo, em oito casos, a nota 4 de um Mestrado já havia autorizado a criação de Doutorado e os mesmos, consolidaram a nota nesta avaliação.

O Mestrado Acadêmico em Serviço Social Trabalho e Questão Social e o Mestrado Acadêmico em Recursos Naturais alcançaram agora a nota 4, portanto a UECE já os está estimulando a preparar de Doutorado.

Receberam também placas comemorativas, a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade de Fortaleza (Unifor), a Universidade Vale do Acaraú (Uva), a Universidade Regional do Cariri (Urca), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Unicristo Centro Universitário.

alt

Participaram da solenidade, o deputado federal, Chico Lopes, o pró-reitor de Graduação, Jerffeson Souza, o pró-reitor de Políticas Estudantis, Ermerson Mariano da Silva, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Nukacia Silva Araújo, a diretora do Centro de Ciências da Saúde, Glaucia Posso Lima o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, David Rondina, a coordenadora do curso de Graduação em Enfermagem, Francisca Montezuma, demais coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação da UECE.