UECE recebe comitiva da empresa chinesa Huawei para ampliação de parcerias

8 de fevereiro de 2022 - 14:51

Na última quinta-feira (3), a Universidade Estadual do Ceará recebeu visita de comitiva da empresa chinesa Huawei para discutir o fortalecimento de parcerias. A empresa é, atualmente, a maior fornecedora de equipamentos para redes e telecomunicações do mundo. A visita da Huawei à UECE acontece em meio à ampliação de parcerias entre a empresa e o sistema de ciência e tecnologia do estado do Ceará. O Governo do Estado do Ceará, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e o Instituto Iracema fazem parte da iniciativa.

Na UECE, a comitiva de executivos da Huawei, liderada pelo seu Diretor de Tecnologia, Ray Ye, e pelo Diretor de Relações Governamentais, Bruno Zitnick, foi recebida pelo vice-reitor, professor Dárcio Ítalo Teixeira, e pelo coordenador do Projeto Huawei na UECE, professor Rafael Lopes. Na ocasião, os professores conduziram apresentação institucional sobre a Universidade e a parceria entre a instituição e a empresa chinesa. A recepção ocorreu na sala de reuniões da Secretaria dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC), no prédio da Reitoria.

Após o fim da recepção, a comitiva seguiu para visita ao prédio do Núcleo de Computação Científica e Aplicada (NC2A). Em seguida, visitou as obras do Hospital Universitário do Ceará, que será o maior do estado.

Para o coordenador do Projeto Huawei na UECE, professor Rafael Lopes, a UECE já tem feito muitas ações de inovação, de pesquisa e de desenvolvimento, e a aproximação com as empresas é fator fundamental para que a instituição se fortaleça cada vez mais nesse ramo e possa desenvolver patentes e registros de softwares, por exemplo. O professor destaca, ainda, que “essa visita da Huawei é significativa pois demonstra uma tendência de continuidade que tem impactos diretos na formação dos alunos e no desenvolvimento de ações inovadoras na UECE, no estado e na região, com a qual a empresa já tem uma forte aproximação.”

Para o professor Dárcio Ítalo Teixeira, “a visita da Huawei é estratégica, pois representa o fortalecimento de uma cooperação já existente entre a UECE e a empresa chinesa e pode trazer novas parcerias em termos de armazenamento de dados em nuvem, inteligência artificial e tecnologia 5G, possibilitando que nossos alunos façam pesquisas nessa área e apresentem futuros produtos gerados em colaboração com nossos pesquisadores”, destaca o vice-reitor.

Participaram também da recepção da Huawei na UECE o Magnífico Reitor do IFCE, professor Wally Menezes; o Secretário Executivo do Comércio, Serviço e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (SEDET), Júlio Cavalcante Neto; o Chefe de Gabinete da Reitoria da UECE, professor Altemar Muniz; a Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, professora Lúcia Duarte; a Pró-reitora de Graduação, professora Mazza Maciel; a Pró-reitora de Extensão, professora Maria Anezilany Nascimento; a Pró-reitora de Políticas Estudantis, professora Monica Cavaignac; o Pró-reitor de Planejamento, professor Paolo Giuseppe Araújo; o Pró-reitor de Administração, Fernando Antônio do Santos; o Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação, Francisco Carlos de Mattos; o coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, professor Paulo Henrique Maia; a diretora do Centro de Ciências da Saúde, professora Ivelise Brasil; o Coordenador Executivo da IncubaUECE, professor Leonardo Rocha, e a representante do Núcleo de Inovação Tecnológica da UECE (NIT/UECE), Beatriz Ferreira.