UECE realizou com sucesso o I Simpósio em Fisiologia

21 de outubro de 2013 - 13:32 #

O Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB) e o Programa de Pós-Graduação em Fisiologia (recém aprovado pela CAPES), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) promoveram nos dias 04 e 05 de outubro, o I Simpósio em Fisiologia. O encontro ocorreu no Auditório Paulo Petrola e no ISCB, no campus do Itaperi. O ISCB comemora este ano, dez anos de sua inauguração, e para marcar esta data, realizou com muito êxito o Simpósio.

O evento contou com a participação de professores de Universidades dos Estados Unidos, da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Destacamos as presenças do Prof. Jonathan Jaggar (University of Tennessee), Dr. Thurl E. Harris (University of Virginia) e Robert Munson Carey (University of Virginia). O professor Jonathan Jaggar tem pesquisado as causas da hipertensão e novos métodos de tratamento da mesma. O professor Thurl Harris pesquisa os mecanismos de desenvolvimento da resistência insulínica em indivíduos obesos e formas de prevenção e tratamento desta enfermidade. Este último premiado pela Sociedade Americana de Hipertensão deste ano. The Excellence Award in Hypertension Research (prêmio pela excelência em pesquisa no campo da hipertensão). Este professor é o último presidente da Sociedade Americana de Endocrinologia e descobriu o sistema renina angiotensina intrarenal e o sistema dopaminérgico intrarenal e desenvolveu um diurético com ação específica em túbulo proximal, um feito original.

O encontro teve também como palestrante, o Prof. Walter Zin um brilhante pesquisador da UFRJ, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) e atual presidente da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FESBe) que falou sobre os impactos da poluição aérea sobre a função pulmonar. Fomos honrados com a presença do professor Gehard Malnic membro da Academia Nacional de Medicina e ex- presidente da SBFis e FESBe que presidiu a comissão julgadora dos trabalhos científicos. Outros grandes pesquisadores nacionais, bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como o prof. Celso Caruso Neves (UFRJ), Dra. Denise Pires Carvalho (UFRJ), Dra. Carmem Cabanelas Pazos (UFRJ), Dra. Regina Coeli Goldenberg (UFRJ), Dr. Jader Santos da Cruz (UFMG), entre outros.

Dentre os pesquisadores locais citamos o Prof. Manassés Claudino Fonteles, ex-reitor da UECE, membro da Academia Brasileira de Ciências e Academia Nacional de Medicina e pesquisador 1A do CNPq, que milita a quase 40 anos na pesquisa da Fisiopatologia e Terapêutica Experimental da diabetes e hipertensão. O Simpósio foi presidido pelo diretor do ISCB, Prof. José Henrique Leal Cardoso que fez a abertura do Simpósio e também, o encerramento. No último dia do evento, o grupo de professores visitantes foi recebido pelo então reitor em exercício, Prof. Hildebrando dos Santos Soares, na Reitoria, que na ocasião deu as boas vindas aos convidados e acenou para futuras cooperações bilaterais entre as Universidades. Em seguida o Prof. Robert Munson Carey agradeceu as palavras do reitor e disse que a Universidade da Virginia está aberta para o fluxo de professores e estudantes entre as Universidades da Virginia e UECE.

O Prof. José Henrique Cardoso ressaltou a vitória da aprovação do Doutorado em Fisiologia da UECE, sendo este o 1º curso do gênero em todo o Norte, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. Lembrou ainda, a importância da cooperação dos professores da UFRJ, USP e UFMG na criação do Doutorado em Fisiologia, modalidade turma fora de sede em 2010, como ajudou no sucesso de nossa recente proposta de Doutorado próprio.

Durante o Simpósio foram premiados os alunos que fizeram as três melhores apresentações orais e cinco professores homenageados pelos serviços prestados ao ISCB e ao Mestrado em Fisiologia. O prêmio de melhor trabalhado apresentado foi para a aluna de doutorado Maria Diana Moreira Gomes Rolim orientada pelo Prof. Walter de Araújo Zin (UFRJ). Os professores homenageados foram Dr. Gehard Malnic (USP), Dr. Walter A. Zin (UFRJ), Dr. Celso Caruso Neves (UFRJ), Manassés Claudino Fonteles (UECE) e José Henrique Leal Cardoso (UECE), diretor do ISCB desde sua fundação.