UECE realizou Colação de Grau dos cursos do CCT

15 de janeiro de 2013 - 14:30 #

O Centro de Eventos do SEBRAE foi cenário da Colação de Grau da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em solenidade ocorrida na última sexta-feira, 11 de janeiro, com 80 concludentes dos cursos de Geografia, Ciências da Computação, Matemática, Química e Física, cursos pertencentes ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). A cerimônia de Outorga de Grau foi presidida pelo Reitor da UECE, professor Jackson Sampaio.

Segundo a Pró-Reitora de Graduação, professora Marcília Chagas Barreto, os novos profissionais receberão seus diplomas, de acordo com o Calendário da PROGRAD. No dia 14 de fevereiro, serão entregues os diplomas dos cursos de Ciências da Computação e Matemática, e, no dia seguinte, 15 de fevereiro, será a vez dos cursos de Física, Química e Geografia.

O professor do Colegiado de Física, Alfredo Nelson Cabral Serejo foi o orador docente e o formando do curso de Física, José Régis Vieira Coutinho, atuou como orador discente. O concludente Otávio Augusto de Oliveira Lima Barra fez a leitura do juramento. A apresentação musical da noite ficou a cargo do Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica da UECE.

Em seu discurso, o Reitor Jackson Sampaio afirmou “O juramento é um compromisso assumido por vocês, em primeiro lugar, com a sociedade cearense, e, em segundo lugar com representação da qualidade acadêmica da UECE. Admiro vocês por se dedicarem a um conhecimento fundamental, pois a matemática, por exemplo, inclui-se estrategicamente na produção da Filosofia e da Ciência”. Vocês podem fazer pós-graduação lato senso e stricto sensu, é com essa idéia de compromisso, que a UECE jamais estará separada de vocês, finalizou o Reitor.

A UECE, nos seus 37 anos de existência, já diplomou 56.515 profissionais.

Atualmente somos 1.062 professores, 383 Servidores Técnico-Adminsitrativos e 454 trabalhadores terceirizados, para atender alunos de bacharelados e licenciaturas presenciais (11.651 nos campi da capital e 4.083 nos campi do interior) e 1.831 alunos de bacharelados e licenciaturas à distância. Além de alunos de formação específica (seqüencial, programa especial de formação de professor, licenciatura em educação para o campo e licenciatura intercultural dos povos indígenas). A soma desses números indica um contingente de 17.565 alunos de graduação.

Estavam presentes nesta solenidade de Colação de Grau, além do Reitor, Jackson Sampaio, a Pró-Reitora de Graduação, Marcília Chagas Barreto, o Pró-Reitor de Pós- Graduação e Pesquisa, Jefferson Teixeira de Souza, os Diretores dos Centros de Ciências e Tecnologia, Jackson Sávio de Vasconcelos Silva, de Estudos Sociais Aplicados, Vladimir Spinelli Chagas, de Humanidades, Letícia Adriana Pires Ferreira dos Santos, a Chefe de Gabinete, Belisa Maria Veloso Holanda, a Diretora de Pesquisa, Célia Maria de Souza Sampaio, coordenadores de cursos, professores, familiares dos concludentes, autoridades acadêmicas, civis e militares.