UECE realiza seminário Mestres(as) da Cultura do Ceará

17 de dezembro de 2019 - 09:20 # #

No dia 12 de dezembro foi realizado o Seminário “Mestres(as) da Cultura do Ceará: políticas culturais, ações educativas e o Notório Saber em Cultura Popular”, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão – PROEX/UECE e pelo Grupo de Pesquisa Investigações em Arte, Ensino e História – IARTEH/PPGE/UECE. Com o apoio da PRAE, PROPLAN/CPAcesso e PROGRAD.

O evento refletiu sobre a relevância da trajetória de ações culturais e do trabalho educativo dos(as) Mestres(as) da Cultura do Ceará na valorização, preservação e disseminação do Patrimônio Cultural material e imaterial do Estado.

O Seminário teve a presença dos Mestres Zé Renato (Capoeira), Geraldo Amâncio (Cantoria), Almeida (Rainha de Maracatu) e da Mestra Mãe Zimá (Umbanda), bem como dos pesquisadores Oswald Barroso (UECE), Hildebrando Alves (PPG/Historia/UFC) e Aterlane Martins (IFCE/Quixadá).

Temáticas como histórias de vida e formação de cada Mestre(a) de Cultura, políticas culturais no Ceará, editais, ações educativas, escolas de cultura, desafios e perspectivas futuras permearam as falas e os debates neste Seminário. “O evento foi de grande valia para nós que pesquisamos sobre cultura, formação docente e patrimônio, pois nos possibilitou uma aproximação e diálogo mais concreto com nosso patrimônio imaterial que são os Mestres e Mestras, Tesouros Vivos da Cultura Cearense. E também os trouxe para a Universidade, fortalecendo o papel deles como educadores dotados de um saber notório em cultura popular”, conforme aponta a professora Ana Cristina de Moraes, organizadora do evento.

O evento contou com a presença de cerca de 60 pessoas, dentre educadores(as), estudantes, agentes de cultura e demais interessados(as) em conhecer, refletir e propor ações educativas junto com os Mestres e Mestras de Cultura. “Esse encontro teve momentos especiais em que os Mestres ocuparam lugares de destaque, tanto como debatedores nas mesas redondas, quanto no lugar de público. Desse modo, tivemos um cenário que dialogou com a concepção de descolonização do conhecimento”, aponta a professora Catarina Farias, também organizadora do evento.

A programação foi composta por duas mesas de debate intituladas, respectivamente: “Mestres(as) de Cultura do Ceará e o Notório Saber” e “Políticas Culturais, Mestres(as) de Cultura e o papel das universidades”. Além disso, teve uma roda de conversa com os Mestres e pesquisadores, em torno das temáticas dos livros lançados por estes agentes.

Para finalizar o Seminário, teve ainda uma apresentação artística com o Maracatu Nação Iracema, que tem como integrante o Mestre Almeida. Para a professora Michely Andrade este seminário foi muito interessante e o encontro com os Mestres deixou a lição de que: “A universidade tem muito a aprender com os Mestres. E nossas escolas também”.