Uece realiza primeira Colação de Grau oficial do ano

16 de março de 2016 - 20:01

Cento e vinte e sete concludentes dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física e Nutrição, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e Medicina Veterinária, pertencente à Faculdade de Veterinária (Favet), da Universidade Estadual do Ceará (Uece) colaram grau na última sexta-feira, 11 de março, no Complexo Poliesportivo, Campus Itaperi. Essa foi a primeira solenidade oficial realizada em 2016, ano em que a Uece acaba de completar 41 anos de fundação.

alt

Na ocasião, colaram grau também 13 alunos dos cursos de Psicologia e Filosofia, do Centro de Humanidades (CH); Física, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT); Pedagogia, do Centro de Educação (CED); Letras, da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli); e Química, da Faculdade de Educação de Crateús (Faec).

alt

O momento, como descreveu a oradora discente Danielle Cristina Sampaio Lopes, foi de compartilhar com todos a alegria e o orgulho de ter alcançado mais um objetivo de vida.

Em seu discurso, a formanda do curso de Medicina Veterinária, exprimiu o que muitos ali sentiam. “Entramos nessa instituição de ensino como jovens ainda imaturos, cheios de dúvidas e inquietações. Hoje saímos como adultos prontos para o mundo. A Universidade Estadual do Ceará, através desta solenidade, (…) está emitindo para a sociedade o atestado de que adquirimos competência e habilidade para desempenhar as nossas profissões”.

alt

O reitor Jackson Sampaio concordou com a concludente: “a Universidade está dizendo pra sociedade brasileira que, em nome do poder público brasileiro, estas pessoas estão habilitadas a exercerem suas profissões. (…) Concluíram atingindo o perfil que o Brasil exige de um profissional”.

alt

Professor José Maria dos Santos Filho, representando o corpo docente, discorreu sobre a importância do “inconformismo. Esse estado de espírito rebelde que nos obriga aos questionamentos, às perguntas, aos porquês. (…) O inconformismo é que nos leva às descobertas e como tal é o responsável pelas mudanças”.

“Realmente nós temos muito inconformismo para lutar, para exercer. Na Universidade Estadual do Ceará (…) muitos lutaram para que ela (geração) tenha o que tem hoje. É uma luta permanente e contínua. (…) Nós precisamos estar inconformados para a permanente luta (…) mas, ao mesmo tempo, comemorarmos as vitórias”, finalizou o reitor Jackson Sampaio.

alt

Para chegar ao momento mais aguardado, a Outorga de Grau, os formandos fizeram o juramento, tendo a frente a concludente do curso de Medicina Veterinária, Juliana Barroso Felix.

alt

Os concludentes e seus convidados foram presenteados, ao final do evento, com apresentação do Grupo de Flautas, do Projeto Orquestra Transversal da Uece, coordenado pelo professor Heriberto Porto.

alt

Formaram a mesa, ao lado reitor e do orador docente, o secretário adjunto da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Ceará, Francisco Carvalho de Arruda Coelho, representando o secretário Inácio Arruda e o governador Camilo Santana; os pró-reitores de Pós-Graduação e Pesquisa, Jerffeson Teixeira de Souza; de Graduação, Marcília Chagas Barreto; de Extensão, Claudiana Nogueira Alencar; diretora do CCS, Glaucia Posso Lima; e o diretor da Favet, Célio Píres Garcia.