Uece realiza pesquisa sobre práticas de isolamento social

17 de abril de 2020 - 16:23 # # # # #

 

Todos os moradores de Fortaleza podem participar da pesquisa até a próxima segunda-feira (20/04)

O Grupo de Pesquisa Ciências Sociais e Cidade, vinculado ao curso de graduação em Ciências Sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realiza a pesquisa “Práticas de Isolamento Social dos Moradores de Fortaleza durante o Covid-19”.

O trabalho tem como objetivo coletar informações sobre práticas de isolamento social em Fortaleza durante a pandemia do coronavírus a partir das opiniões fornecidas por moradores.

“A importância dessa investigação está em não partir de um sentido normativo de isolamento social, mas compreender as práticas de isolamento social, ou seja, partir do que os moradores entendem sobre isolamento social”, explica o coordenador da pesquisa, professor Wellington Ricardo Maciel.

Nesta fase do trabalho, os pesquisadores aplicam o questionário que está disponível para todos os moradores de Fortaleza-CE até a próxima segunda-feira, 20 de abril.

O questionamento que orienta a pesquisa é: que representações sobre isolamento social os moradores de Fortaleza produzem durante a pandemia do Covid-19? Busca-se também considerar as práticas de isolamento social dos moradores como recurso metodológico de acesso à cidade. Com isso se pergunta, de modo secundário: que imagem de cidade emerge das práticas de isolamento social? Que avaliações são produzidas pelos moradores sobre as práticas de isolamento por bairros pobres e bairros ricos?

Professor Wellington informa como serão os próximos passos da pesquisa. “Seguiremos com observação cotidiana das práticas de isolamento dos moradores. Em seguida, faremos o cruzamento dos dados do questionário e da observação. Por fim, análise e interpretação dos dados”.

Uma hipótese a ser explorada na pesquisa é a de saber se durante eventos extraordinários, como uma pandemia, traços socioespaciais que definem estruturalmente os usos da cidade se mantém ou são alterados pelas práticas de isolamento social.

A investigação conta com a participação dos pesquisadores Guilherme Custódio (mestrando em Sociologia – PPGS), Jovanil Oliveira (doutorando em Políticas Públicas/Uece), Matheus Ximenes (mestre em Sociologia – PPGS), Nicholas Mesquita (doutorando em Ciências Sociais) e com pesquisadora colaboradora Antonia Iara Adeodato (mestra em Sociologia – PPGS e assistente social).

Clique aqui e participe.