UECE realiza palestra com o músico húngaro Gergõ Kovát

18 de outubro de 2019 - 10:44 # #

Na última sexta-feira, 11 de outubro, a Universidade Estadual do Ceará recebeu o músico, professor e compositor húngaro Gergõ Kováts no Curso de Música, para palestra e debate sobre improvisação. O evento é mais uma ação da UECE em parceria internacional com a Universidade Eötvös Loránd – ELTE da Hungria. O saxofonista húngaro falou com os alunos sobre sua trajetória, experiências acadêmicas e profissionais como: os estudos na Academia de Música Franz Liszt de Budapeste; o trabalho durante cinco anos como professor de improvisação; os estudos sobre Sonologia no Conservatório Real de Haia, que o levaram a composições eletrônicas e improvisação experimental; e, principalmente, sobre a liberdade e a criatividade na composição. O músico também tratou sobre o cenário da música no Leste Europeu e sobre seus trabalhos com músicos da região, citando as turnês com o European Saxophone Ensemble. Foi uma manhã de muita interação e troca de experiências para alunos e professores.

Gergõ Kováts ficará em Fortaleza até o fim de novembro, o que possibilitará ampliar a parceria com o Curso de Música através de atividades acadêmicas e participação em eventos.