UECE realiza monitoramento da qualidade do ar em sete praças de Fortaleza

29 de abril de 2015 - 14:57

alt

Os laboratórios de Biofísica da Respiração (LBR) e de Conversão Energética e Emissões Atmosféricas (LACEEMA), do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas (MACFA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), iniciaram terça-feira, dia 28 de abril, o monitoramento da qualidade do ar de sete praças desportivas de Fortaleza.

Avaliar a qualidade do ar de praças durante os horários de uso intenso de seus equipamentos e também nas horas de tráfego pesado de veículos é o objetivo do projeto. O monitoramento é realizado em dois momentos durante três dias da semana por praça: terça, quarta e quinta feiras, no período da manhã, a partir das 7h, e no fim de tarde, até às 18h45.

alt

A coleta de mostas será feita em praças espalhadas por diferentes áreas de Fortaleza: São Gerardo, Beira-Mar, Cidade 2000, Jóquei Clube, Aldeota. Esta semana, é na Praça Luíza Távora, no bairro Dionísio Torres, e na próxima, no Passaré.

Coordenado pela professora Mona Lisa Oliveira, do Mestrado em Ciências Físicas Aplicadas da UECE,  o projeto de monitoramento  da qualidade do ar de praças desportivas é a primeira fase de uma ação conjunta do Grupo de Pesquisa em Energia, Transporte e Poluição Atmosférica, composto por professores da UECE, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Instituto Federal do Ceará (IFCE).

PRAÇAS

Praça Luiza Távora – Aldeota