Uece realiza IV Legado Freireano em formato virtual e alcança pessoas de diversos países

11 de fevereiro de 2021 - 19:20

 

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) promoveu, por meio de seu Centro de Educação (CED), mais uma edição do evento Legado Freireano. Realizada no último dia 9 de fevereiro, a programação aconteceu pela internet, possibilitando participação de estudantes, profissionais e pesquisadores de diversos lugares do mundo.

Com o tema especial Centenário de Paulo Freire: a Educação Popular semeando outros mundos possíveis, o IV Legado Freireano recebeu 785 inscrições, de Fortaleza, do interior do Ceará, de todo o Brasil e de países como Estados Unidos, Argentina, Uruguai e Espanha.

O evento teve início pelo canal oficial da universidade no YouTube, com mesa institucional composta pelo reitor da Uece, prof. Hidelbrando Soares, a diretora do CED, prof.ª Edite Colares, a coordenadora da edição 2021, prof.ª Margarete Sampaio, a coordenadora do curso de Pedagogia, prof.ª Mônica Farias, e a representante estudantil, Thais Oliveira.

Durante a cerimônia de abertura, o reitor destacou a importância do evento. “Não somente no Brasil, mas em todo o mundo, Paulo Freire é celebrado como grande pensador, grande mobilizador social. Em um ano que pode ser muito inspirador, mas também em que vivemos uma fase de muitos obscurantismos, de retrocessos sociais e políticos, tenho expectativas muito positivas sobre o evento. […]. Que o centenário de Paulo Freire nos sirva como essa referência, da luta acumulada, que temos também no Brasil, e que o ano de 2021 seja anunciador de novos tempos”, enfatizou professor Hidelbrando.

A coordenadora do evento, prof.ª Margarete Sampaio, emocionada, pediu um minuto de silêncio pelas mais de 240 mil vítimas da COVID-19. “Solidariedade e um abraço fraterno aos familiares das vítimas”. Ao falar do propósito do evento e de seu tema, a docente destacou: “Paulo Freire nos ensina a amar abundantemente a semeadura das coisas boas da vida, aquelas que verdadeiramente importam, o que nos humaniza, contribui com a justiça social, fortalece a democracia. Para tanto, ele nos ensina que é importante dar vida ao cuidado, é importante nos colocar na condição de sujeitos de empatia.”

A professora Margarete falou, ainda, do desafio e das parcerias para a realização do Legado Freireano 2021. “Mesmo com experiência acumulada das edições anteriores, preparar um evento no formato remoto exigiu esforços de um coletivo aguerrido e determinado”. Prosseguiu com agradecimentos a todos que contribuíram com a realização da edição.

A cerimônia virtual de abertura foi seguida pela mesa de diálogo 1, com o tema Centenário de Paulo Freire: a Educação Popular semeando outros mundos possíveis na escola e na universidade, discutido pelo professor da Universidade Estadual de Pernambuco (UPE), membro do Centro Paulo Freire e articulador do Fórum de EJA de Pernambuco, Agostinho Rosas; a professora da Uece e da rede pública municipal de Fortaleza, membro do Núcleo de Educação Popular, Movimentos Sociais e Escola do Curso de Pedagogia da Uece, Raquel Martins; a diretora do Centro de Desenvolvimento Humano (CDH), Ruth Cavalcante; o professor do curso de Pedagogia e coordenador do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (Maie/Uece), José Ernandi Mendes; e a professora da rede municipal de ensino de Fortaleza e da rede estadual do Ceará, Amanda Almeida Alencar de Souza.

No turno da tarde, em salas do Google Meet, o público participou de uma Mostra Artística, em que, como proposta de reinvenção do Círculo de Cultura, cada pessoa escolheu um tema de interesse, inscrevendo, ou não, uma obra de arte, em um dos seis temas apresentados – humanização, justiça social, democracia, resistência, empatia e cuidado.

À noite, de volta ao YouTube da Uece, foi debatido o tema Centenário de Paulo Freire: a Educação Popular semeando outros mundos possíveis na educação do campo e nos movimentos sociais. A mesa de diálogo foi coordenada pela professora da Faculdade de Educação de Crateús (Faec/Uece) e militante da Educação do Campo, Regina Fraga, e contou com a participação do fundador da Escola Agrícola Dom Fragoso, Padre Machado, a mobilizadora da Educação contextualizada no Semiárido/Cáritas, Francisca Erbenia Sousa, a coordenadora do Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Maria de Jesus Gomes, e o professor, artista e liderança da Prainha do Canto Verde, José Maria Ferreira.

As mesas de diálogo 1 e 2 contaram ainda, respectivamente, com apresentação da dupla de estudantes de Música da Uece, Elaine Sales e Lincoln Sanders, e do artista popular, Zé Vicente.

Com o encerramento do dia de atividades, a coordenadora avaliou o evento. “Considero que a quarta edição do Legado Freireano atingiu seu objetivo principal: semear outros mundos possíveis, a partir da Educação Popular. Pela manhã, a acolhida musical nos convidou a cirandar nas terras cearenses no embalo do reconhecimento de que se, no passado recente, vidas e sonhos foram perdidos, este ano, perseveraremos na busca esperançosa e crítica pela diminuição do sofrimento humano. À noite, fomos chamados a vislumbrar o inédito viável freireano: o dia em que a autêntica ‘paz renascer e a esperança de novo brilhar’ (Zé Vicente)”. A mesa institucional revelou que educadores(as), gestor(as) e estudantes da Uece estão sintonizados(as) quanto à necessária labuta acadêmica progressista e humanizadora, de matriz freireana. Nas mesas de diálogo, foram explicitadas intencionalidades e anunciadas práticas pedagógicas possíveis no chão da escola, da Universidade e dos movimentos sociais.

Sobre a Mostra Artística Virtual, a coordenadora ressaltou que “essa programação seguiu os contornos do Círculo de Cultura, convidando artistas e demais participantes a descodificar a realidade presente, anunciando possibilidades de inclusão, amorosidade, boniteza, respeito e autonomia”. E finalizou: “Ao final do dia, pudemos dizer, com as palavras da professora Kelynia Farias, que tivemos ‘Uma mesa potente, mas de uma delicadeza tecida na sagacidade de quem vive a transformação como uma rendeira que brinca com os bilros, tecendo a complexa, sofisticada, simples e delicada renda da Educação Popular em Paulo Freire’”, conclui professora Margarete.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Educação Popular, Movimentos Sociais e Escola do Curso de Pedagogia e contou com a participação do Curso de Pedagogia a distância/UAB e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Uece, bem como do Maie/Fafidam/Feclesc/Uece.

Veja abaixo alguns comentários no chat durantes as lives:

Muito feliz e grata pela oportunidade de ouvir falas de tão grande conhecimento e valor à educação. Paulo Freire sempre atual. (Anna Camila Ribeiro)

Que evento maravilhoso, um dia de muito aprendizado! Viva Paulo Freire! (Jamilly Pereira)

Abrazo mendocino a mi Maestra Ruth …un privilegio poder escucharla (Mariela Caviglia)

​Un saludo desde Uruguay (Coto Gonzalez)

É verdade, saio desse Evento energizada, esperançosa de mundo melhor … Já agradeço à equipe que nos proporcionou essa vivência hoje… Gratidão, gratidão e gratidão.. (Ana Cristina Alves)

Saio dessa formação rico dos pensamentos de Freire, gratidão demais!!! (Paulo Victor Da Silva Sousa)

Toda a programação do dia foi maravilhosa! Sem palavras para descrever os sentimentos e os aprendizados que obtive desse dia tão especial! PAULO FREIRE VIVE! (Leudysvania Lima)

Clique aqui para assistir a gravação do IV Legado Freireano.