UECE realiza III Semana de Educação e Pesquisa em Matemática de 7 a 10 de maio

7 de maio de 2013 - 21:11 #

Desmistificar os caminhos da formação de novos professores de Matemática é o que pretende a Coordenação do Curso de Matemática, juntamente com o Centro Acadêmico (CA) de Matemática, ao organizar e realizar de 7 a 10 de maio de 2013, a III Semana de Educação e Pesquisa em Matemática (III SEPMAT). O Reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, preside às 18h desta terça-feira (07/05), a solenidade de abertura do evento, no Auditório Central no Campus do Itaperi. “Qual a formação que queremos? Atualizando o Curso de Licenciatura Plena em Matemática” é o tema da III SEPMAT.

Aberto ao público, a III Semana de Educação e Pesquisa em Matemática reunirá em torno de 400 participantes, das comunidades acadêmicas da UECE, da UNIFOR, da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), entre outras.

Para a coordenadora do encontro, professora Ana Carolina Costa Pereira, o novo professor é diferente dos que foram formados há alguns anos. Isso ocorre, principalmente, porque os alunos mudaram. Eles estão, hoje, na era da inovação, permeados de ipod, smartphome, tablets, tecnologia nano, computadores ultrafinos, xbox, blu-ray, entre outros, que invadem a vida deles e afeta consideravelmente nossas salas de aulas, a chamada geração z (nascidos a partir do ano 2000).

Nesse novo contexto, o aluno é o agente na construção do seu conhecimento, ou seja, ele deixa de ser passivo para ativo dentro da sala de aula. A partir da redefinição do papel do aluno, o professor  ganha novas dimensões, como de motivador, organizador e mediador.