UECE realiza a 1ª Especialização em Gestão para o SUS

8 de abril de 2010 - 10:06 #

ReitorA Universidade Estadual do Ceará (UECE) realiza o primeiro Curso de Especialização em Gestão do Sistema Único de Saúde para 117 alunos, distribuídos em três turmas: em Fortaleza, em Quixadá e no Cariri. A aula inaugural foi nesta terça-feira, ministrada pelo ex-Secretário de Saúde do Estado, médico João Ananias de Vasconcelos Neto, sobre o tema “O contexto das políticas de saúde: o olhar da gestão”. Destacou a importância do curso para a capital cearense e outras regiões do Estado.  Trata-se de uma política do Ministério da Saúde em articulação com a Secretaria de Saúde do Estado, tendo como parceiros a Escola de Saúde Pública do Ceará e a UECE, cuja finalidade é a qualificação e formação dos profissionais da Rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

O curso em Fortaleza é coordenador pelo Prof. Raimundo Augusto Martins Torres, o de Quixadá pela Profa. Lucilane Maria Sales da Silva, e o do Cariri pela Profa. Maria Lúcia Duarte Pereira. Segunda a Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UECE, profa. Gláucia Posso Lima, o objetivo da Especialização é o de formar gestores que estejam comprometidos com o processo de mudança do trabalho em saúde, tendo como resultado uma melhor qualificação das gestões do SUS. As aulas acontecem simultaneamente para as três turmas e o período do curso é de abril de 2010 a agosto de 2011

O médico João Ananias ao ministrar a aula inaugural, lembrou o empenho do Reitor Assis Araripe, no sentido de firmar parceria com a Secretaria de Saúde com o objetivo de criar esse primeiro curso de Especialização em Gestão do Sistema Único de Saúde. Além da aula presencial, o curso contará, também, com uma metodologia inovadora, que tem como principal componente o uso das tecnologias da informação e comunicação, como é o caso da Web Rádio para realizar a Web Aulas. Essa metodologia é para que o profissional possa dinamizar melhor os conhecimentos científicos no seu local de trabalho e que possa manter contato com a Universidade via online, sem precisar sair do município onde se realiza o curso.

Presidida pelo Reitor da UECE, Prof. Assis Araripe, a solenidade da Aula Inaugural do Curso de Especialização em Gestão do Sistema Único de Saúde contou com a presença da representante do novo Secretário de Saúde do Estado Arruda Bastos, Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa, Jackson Sampaio, de Extensão, Celina Ellery, de Graduação, Lineuda Murta, Políticas Estudantis, João Carlos Holanda Cardoso, diretores de Centros como CCS, Gláucia Posso Lima, Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), Conceição PIO, professores, servidores, alunos, e convidados.

Contato: CCS, pelo telefone 3101-9800