Uece promoveu VIII Jornada de Nutrição e Saúde

11 de outubro de 2017 - 19:34 #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou, no período de 5 a 7 de outubro, no Campus Itaperi, a 8ª Jornada de Nutrição e Saúde, organizada pela Comissão dos 40 anos do Curso de Nutrição da Instituição, o primeiro a formar nutricionistas no Estado do Ceará.

A VIII Jornada de Nutrição e Saúde foi marcada por homenagens e comemorações do Jubileu de Rubi do Curso de Graduação em Nutrição da UECE, apresentações de trabalhos científicos, mesas redondas, palestras e minicursos que contaram com a presença de 123 participantes entre alunos, nutricionistas, profissionais de saúde, docentes, funcionários, gestores de locais de estágio, parceiros e autoridades representando a comunidade acadêmica (Reitor e Diretora do Centro de Ciências da Saúde) e entidades de classe dos nutricionistas (presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 6ª Região, José Hillário Damázio, e o diretor do Sindicato de Nutricionistas do Estado do Ceará, Abelardo Barbosa Moreira Lima Neto).

alt

No primeiro dia da Jornada de Nutrição e Saúde (05/10) foi realizada solenidade de abertura, homenagens, coquetel, mesas redondas sobre “A História da Nutrição no Ceará e Formação do Nutricionista no Ceará: o ontem e o hoje. E o amanhã?” e “Nutrição comportamental: redes sociais no exercício do profissional nutricionista”.

Nos dois primeiros dias do evento foram realizados minicursos sobre “Genômica e epigenética nutricional”; “Alimentação infantil: da alimentação complementar à alimentação da família” e “Doença Celíaca: o que é e como tratar?”.

alt

Durante o encontro foram realizadas comunicações orais de trabalhos científicos e apresentações de banners, seguidos de palestra sobre “A disseminação do conhecimento em nutrição nos últimos anos” ministrada pela professora Nágila Damasceno, atualmente docente da Universidade de Paulo (USP), que recebeu homenagem especial por ter sido ex-aluna e docente do Curso de Nutrição da UECE. Também foram realizadas mesas redondas sobre “O mercado inovador de alimentação coletiva” e “Como se colocar no mercado de trabalho” tendo como palestrantes nutricionistas graduados pelo Curso de Nutrição da UECE.

O dia 06/10 também foi marcado pela realização da Oficina Pedagógica de Reestruturação Curricular do Curso de Nutrição que contou com a participação de docentes e discentes do curso e mediação do Prof. Carlos André Moura Arruda.

No final do evento houve ainda apresentação de banners, de palestra sobre “Desafios para o enfrentamento das enfermidades relacionadas à nutrição na atenção básica” ministrada por Virgínia Guerra, atualmente docente do curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza-UNIFOR, que recebeu homenagem especial por ter sido formada na 2ª turma e por ter colaborado como docente do Curso de Nutrição da UECE. Os participantes também foram contemplados com duas mesas redondas constituídas por ex-alunos e docentes do curso intituladas “A nutrição clínica na atualidade” e “A formação do profissional nutricionista: desafios e perspectivas”.

A Jornada de Nutrição e Saúde da Uece vem ocorrendo desde 2007, com o objetivo de debater a Nutrição e promover a integração de estudantes e profissionais da área, além de discutir temas referentes à profissão e atualizar os conhecimentos nas diversas áreas que o nutricionista atua, levantando propostas de ações condizentes às peculiaridades do Estado.

Esse evento, além de ser um espaço de discussão sobre a formação acadêmica e profissional, é um dos mais importantes espaços do Estado para a troca de conhecimentos científicos na área de Nutrição e na apresentação de trabalhos científicos, como forma de mostrar experiências e trabalhos desenvolvidos por estudantes e profissionais nutricionistas que atuam no Ceará.