Uece promoveu Seminário em defesa da permanência do Consea

13 de fevereiro de 2019 - 11:49

No último dia 7 de fevereiro, aconteceu o Seminário em Defesa da Permanência do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). O encontro aconteceu durante toda tarde, no auditório central, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), campus Itaperi, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Política de Segurança Alimentar e Nutricional (GPSAN).

O GPSAM iniciou suas atividades em 2013, como um grupo de estudos ligado ao Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde da Uece, vinculado a linha de pesquisa Estudos Populacionais Epidemiologia e Políticas Públicas. Congrega docentes e discentes da Graduação e Pós-Graduação nas áreas da saúde, nutrição e afins da Uece e outras Instituições de Ensino Superior.

Com a extinção do Consea nacional e a repercussão desse ato no Brasil, e até fora do país, o GPSAN se viu na obrigação de se manifestar e tomar uma posição de resistência a esta medida de caráter antidemocrática que representa o desmonte da participação social na política de Segurança Alimentar e Nutricional. O Seminário contou com profissionais que se destacam por sua militância na área da segurança alimentar e dos direitos humanos.

O deputado estadual Renato Roseno ministrou a palestra de abertura do evento, abordando o tema Direitos Humanos, em seguida, a presidente do Consea Ceará, Malvinier Macedo, palestrou sobre as conquistas do Consea nacional e a consequência de sua extinção. A nutricionista e advogada, integrante da Comissão de Saúde da OAB, Nelcilene Santos, debateu o tema Aspectos Legais da extinção do Consea. O ciclo de palestra foi encerrado com a integrante do GPSAN e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Os professores Ariclércio Cunha de Oliveira, coordenador do Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde e Maria Marlene Marques Ávila, coordenadora do GPSAN, fizeram uso da palavra também. O vento contou com a presença de conselheiro do Consea Estadual, representando a Associação Cultural afro-brasileira, Pai Luis de Aruanda  SEA-CE.

Participaram também do Seminário, técnicos de organizações não governamentais que trabalham com ações de Segurança Alimentar e Nutricional, dos conselheiros de Segurança Alimentar e Nutricional Municipal e Estadual e de técnicos da área governamental. Professores, alunos de graduação e pós-graduação do curso de Nutrição da Uece marcaram presença em defesa da permanência do Consea.

A Carta desse seminário será entregue ao Congresso Nacional visando sensibilizar senadores e deputados federais que no dia 27 de fevereiro, votarão a aprovação da Medida Provisória 870/2019.