Colação de Grau de Mestres e Outorga de Título de Doutores

13 de maio de 2014 - 17:59 #

O Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, localizado no Prédio anexo da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE), foi mais uma vez cenário de uma grande solenidade acadêmica da Universidade Estadual do Ceará (UECE), a XIX Colação de Grau de Mestre e a XI Outorga de Título de Doutor. O evento presidido pelo reitor professor Jackson Sampaio, foi realizada no dia 06 de maio às 19h.

Os 129 novos Mestres e 56 Doutores foram saudados pelo Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica da universidade (OSUECE), coordenada e regida pelo professor Alfredo Barros. O evento é coordenado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

Segundo o reitor professor Jackson Sampaio, nós temos hoje, na universidade, uma nova estrutura acadêmica baseada na excelência, não se faz uma grande Instituição de Ensino Superior sem pós-graduação. A UECE, nos seus 39 anos de existência, vem cumprindo amplamente seu papel junto à sociedade cearense, assumindo altos níveis de desempenho docente. Este é um momento de festa, mas também de reflexão, honrem esta universidade pública que lhes forma, conclamou Jackson Sampaio.

Nestes 22 anos de prática de pós-graduação stricto sensu, a UECE formou 2.770 Mestres e 279 Doutores. Somos, hoje, um contingente de 3.339 alunos de pós-graduação, dos quais 1.688 de lato sensu e 1.651 de stricto sensu.

A cerimônia teve como orador docente, José Henrique Leal Cardoso, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas e diretor do Instituto Superior de Ciências Fisiológicas (ISCB), e como oradora discente, Rafaela Valesca Rocha Bezerra Souza, do curso de Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde, do Centro de Ciências da Saúde.

Os concludentes são de cursos de Mestrados e de Doutorados pertencentes aos Centros de Ciências da Saúde (CCS); de Educação (CED), da Faculdade de Veterinária (FAVET) e do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB).

O ponto alto da cerimônia foi à homenagem que a UECE prestou à Prof. Ana Maria Sampaio Assereuy, pelo seu desempenho na aprovação e implantação do Doutorado de Ciências Fisiológicas, e o Prof. Andrea Caprara, pelo seu desempenho na aprovação do Doutorado em Saúde Coletiva, ambos cursos instalados em 2014.

A solenidade contou com a presença do vice-reitor, Hildebrando dos Santos Soares; do pró-reitor de pós-graduação e pesquisa, Jerffeson Teixeira de Souza; da diretora do Centro de Humanidades, Letícia Adriana Pires; da diretora de pesquisa, Célia Sampaio; do diretor do Centro de Educação, Albio Sales; do professor Marcelo Gurgel Carlos da Silva Sales, representante da diretora do Centro de Ciências da Saúde, Gláucia Posso Lima; dos coordenadores de cursos de Mestrado e Doutorado, professores, servidores, familiares dos concludentes, e demais convidados.

Leia, na íntegra, os discursos docente e discente.

alt src=https://www.uece.br/uece/images/stories/Mai14/mestres_banda.jpg

alt src=https://www.uece.br/uece/images/stories/Mai14/mestres_docente.jpg