UECE promoveu I Seminário Internacional de Atenção Psicossocial em Saúde Mental e Trabalho

12 de novembro de 2013 - 17:31 #

O I Seminário Internacional de Atenção Psicossocial e Saúde Mental e Trabalho, realizado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), reuniu nos dias 31 de outubro a 02 de novembro, no Hotel Mareiro, pesquisadores de diversos países, estudantes e trabalhadores, com vista ao desenvolvimento de iniciativas de formação e pesquisa nesta área. Para tanto, fez necessário identificar, discutir e propor alternativas aos desafios teóricos, metodológicos e técnicos na abordagem aos fatores psicossociais, estresse e saúde mental e trabalho.

O Reitor da UECE, Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio, proferiu a conferência de abertura do encontro, com o tema “Paradigmas da atenção psicossocial territorial e da saúde mental e trabalho”.

Participaram do seminário, servidores da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará e da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, diretamente vinculados às instâncias de políticas de saúde mental, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação ligados aos grupos de pesquisa da UECE inteiramente associados à temática; e convidados.

A participação internacional foi marcada pelas presenças do Prof. Dr. Jorge Andres Kohen, psiquiatra e professor da Universidade Nacional de Rosário/Argentina, e do Prof. Dr. Horacio Tovalin Ahumada, médico do trabalho e professor da Universidade Nacional do México/México.

A participação nacional foi marcada pelas presenças do Prof. Dr. Sigmar Malvezzi, psicólogo e professor da Universidade de São Paulo/São Paulo e da Fundação Dom Cabral/Minhas Gerais, e do Dr. Helian Nunes de Oliveira, psiquiatra da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais e da universidade Federal de Minas Gerais.

Ressalte-se que este evento integrou um conjunto de ações em desenvolvimento, cujo objetivo é agregar sujeitos e instituições comprometidas com o processo de organização do III Congresso das Américas de Atenção Psicossocial, e Saúde Mental, Stress e Trabalho, que ocorrerá em Fortaleza-Ceará, em outubro de 2016.

A organização do evento esteve a cargo dos seguintes professores doutores, todos da UECE: José Jackson Coelho Sampaio (psiquiatra e líder do Grupo de Pesquisa Vida e Trabalho), Glaucia Posso Lima (nutricionista e diretora do CCS), Cleide Carneiro (assistente social, coordenadora do Laboratório de Humanização da Atenção e Gestão em Saúde e do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde), José Maria Ximenes Guimarães (enfermeiro e professor do colegiado de Medicina) e Ana Patrícia Pereira de Morais (enfermeira e coordenadora do Mestrado Profissional em Saúda da Família).

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará e a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza apoiaram a realização do evento.