Uece promove Seminário de Capacitação em Ética Pública e Ouvidoria

9 de fevereiro de 2018 - 19:59

A Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou no último dia 5 de fevereiro, no Auditório Paulo Petrola, Campus Itaperi, o I Seminário de Capacitação em Ética Pública e Ouvidoria, em parceria com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE).

O evento teve como objetivo informar e debater a legislação cearense e os dispositivos de participação no que diz respeito a Ouvidoria, a Informação ao Cidadão e a Inclusão Social.

alt

Para compor a mesa de abertura, estiveram presentes o reitor Jackson Sampaio; o vice-reitor Hidelbrando Soares; e o secretário de Estado Chefe da CGE, Flávio Jucá.

“Achamos absolutamente pertinente iniciar esse debate em 2018, um ano de eleições, o terceiro ano de uma crise que mistura dimensões financeiras, econômicas, políticas e éticas”, diz o reitor Jackson Sampaio.

alt

Ainda de acordo com o reitor, a Uece foi uma das primeiras instituições ligadas ao Governo do Estado a ter sua Ouvidoria escolhida por meio de processo eleitoral, sendo ela definida pela comunidade acadêmica. Jackson Sampaio acrescentou ainda que “esse é o começo de uma discussão que será aprofundada, sendo levada também para os Centros e Faculdades da Uece, produzindo uma reflexão crítica, nesse processo de crescimento institucional que hoje se inicia”.

alt

Para o secretário Flávio Jucá, “o assunto ética e transparência ultrapassa a formalidade, ele alcança as pessoas individualmente como uma questão conceitual. É um assunto que deve ser discutido por todos”, defende. O secretário disse ainda que, quanto à transparência das informações, “o Ceará tem sido avaliado sistematicamente nos últimos três anos como um dos estados mais transparentes do Brasil”.

alt

O evento teve continuidade com a palestra “Capacitação em Ética Pública e Ouvidoria”, proferida pelos orientadores da Célula de Transparência e Ética da CGE, José Benevides Lobo Neto; e da Célula de Ouvidoria da CGE, Jean Lopes dos Santos; além do apoio do coordenador de Fomento e Controle Social do órgão, Ítalo Brígido.

alt

Durante a palestra, entre diversos outros pontos, foram apresentados os assuntos mais demandados na Ouvidoria da Funece/Uece, sendo o mais procurado “vestibular e concursos”. O tema é responsável por, aproximadamente, 30% das demandas.

alt

Estiveram também presentes na ocasião a ouvidora-geral da Funece/Uece, Marilac Alencar, além de pró-reitores, diretores de centros e faculdades, diretores administrativos, coordenadores de cursos, gestores, professores e servidores técnico-administrativos.