Uece promove Programa de Orientação para gestantes da comunidade

23 de setembro de 2016 - 18:01

 

A partir da percepção de que muitas gestantes não têm as devidas orientações sobre a fase que se encontram e também a etapa que as esperam, a coordenadora do curso de Enfermagem da Uece, professora Francisca Gomes Montesuma, por meio da Unidade de Empreendedorismo em Saúde Pública (Uesp/Uece), realiza o “Programa de Orientação para o Parto” com jovens da comunidade do entorno do Campus Itaperi.

O Programa consiste em uma série de encontros com palestras, diálogos, troca de experiências e orientações sobre os mais diversos temas como parto natural, saúde do bebê, alimentação, criação dos filhos, o valor do pai, o brincar, além de questões sociais.

 

alt

 

De acordo com a mentora do Programa, “o objetivo maior é de conscientizar as mães sobre o cuidado que é necessário ter com as crianças, como o cuidado alimentar, o cuidado com a higiene, com os diálogos dentro de casa, atenção com a pedofilia, entre outros. Tudo isso em busca da construção de uma sociedade mais humana”, explica Montesuma.

Dois encontros já foram realizados com as mães. No segundo, os pais também foram convidados a comparecer. Paulo Roberto, de 33 anos, será pai pela terceira vez e fala sobre a importância de saber orientar os filhos desde pequenos. “Sem a atenção dos pais, crianças de 7 a 14 anos começam a se envolver até com drogas”, conta Paulo.

 

alt

 

Aline Souza, de 21 anos, está no sétimo mês de sua primeira gestação. Faz rigorosamente o pré-natal, mas sente falta dessa atenção. “Se na consulta do pré-natal fosse assim, com todas essas orientações e esclarecimentos, seria muito bom. Tudo isso é muito importante pra gente, principalmente para as mães de primeira viagem, como eu”, desabafa Aline.

 

alt

 

Durante o último encontro, realizado quarta-feira (21), as mamães receberam, além da atenção, um kit para seus bebês e fraldas descartáveis. Participaram ainda de sorteio de brindes. A próxima reunião acontecerá no dia 19 de outubro, às 17h, na Uesp. O grupo está aberto para todas as gestantes da comunidade do entorno do Campus Itaperi. É só chegar!