UECE promove primeiro Curso de Capacitação para os novos Coordenadores

22 de abril de 2009 - 15:10 #

Pela primeira vez, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) através da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) realiza um Curso de Capacitação destinado aos coordenadores de Cursos de Graduação dessa Instituição. Os novos dirigentes foram eleitos recentemente para um período de dois anos, 2009/2011. Em tempo integral, das 8h às 17h, a capacitação teve início hoje, 22, encerrando-se nesta sexta-feira, 24.

A solenidade de abertura do evento foi presidida pelo Reitor da UECE, Assis Araripe, no Auditório da Reitoria, no Campus do Itaperi, onde acontece a capacitação. Em seu discurso, prof. Araripe enfatizou o planejamento, iniciativa relevante à capacitação, que tem como consequência uma avaliação lógica, bem como a união de esforços.      O resultado, segundo o Reitor Araripe, é uma melhor qualidade na agilização das novas ações da UECE.

O Projeto de Capacitação dos Coordenadores dos Cursos de Graduação objetiva orientar e assessorar os professores-coordenadores nas funções administrativas, burocráticas e pedagógicas desenvolvidas junto ao curso e demais instâncias da Universidade. Segundo a Pró-reitora de Graduação, profa. Lineuda Murta, o projeto representa uma demanda antiga dos professores, hoje respaldada pelo Fórum de Coordenadores.

O curso faz parte do Programa de Reestruturação Organizacional e Administrativa da PROGRAD, que visa sistematizar as ações institucionais e burocráticas das células e núcleos que compõem esta Pró-Reitoria, bem como criar novas ações que melhor atendam as demandas da comunidade acadêmica.

Salienta a profa. Lineuda, que é valoroso e imprescindível o papel dos coordenadores junto ao corpo discente e docente e instâncias administrativas da Universidade. Disse ainda que, todos têm  consciência do volume e abrangência de suas funções; disto o intuito da PROGRAD em desenvolver um trabalho de acompanhamento e suporte às demandas das coordenações. Na ocasião do evento os coordenadores receberam o 1º volume da série “Orientações Acadêmicas: coordenação do curso de graduação”.  A Profa. Lineuda, em nome dos novos coordenadores, expressa o compromisso com o fortalecimento e a qualidade do ensino de graduação.