Uece promove Encontro Pedagógico do PRONATEC

7 de fevereiro de 2017 - 18:10 #

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no âmbito da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), realizou na última sexta-feira, 3 de fevereiro, no Auditório Paulo Petrola, Campus Itaperi, Encontro Pedagógico com coordenadores regionais e locais, professores e equipe técnico-administrativa da Unidade Central. O evento foi presidido pelo reitor da Uece, professor Jackson Sampaio, e pelo vice-reitor Hidelbrando dos Santos Soares, que é também o coordenador geral do Pronatec/Funece.

alt

O encontro teve como objetivo alinhar as ações acadêmicas e administrativas de toda a equipe Pronatec/Funece e discutir com os professores as metodologias de ensino, organização das aulas práticas, lotação, cronograma de aulas, e outros assuntos pertinentes ao processo ensino-aprendizagem, para pactuação de 2016, que terá suas aulas iniciadas no próximo dia 13 de fevereiro.

alt

Em sua fala, Hidelbrando destacou a importância do encontro. “Neste primeiro momento vamos alinhar nossas ações, sejam acadêmicas ou administrativas, para que consigamos alcançar nossos objetivos, a formação de mais 704 alunos beneficiados com o Programa”.

Para o reitor Jackson Sampaio, “a Uece, nos seus 41 anos de existência, apresenta complexidade histórica, geográfica e acadêmica, destacando-se o significado da oferta Pronatec: no Brasil, somente duas universidades públicas estaduais o fazem, a Universidade Estadual de Montes Claros – MG e a Uece. Somente duas instituições cearenses o fazem: Secretaria da Educação do Ceará e Uece”.

alt

O reitor falou ainda sobre a importância do Pronatec ao tornar possível sua sobrevivência em meio a atual crise brasileira: “estimula a empregabilidade, mas também o empreendedorismo; ensina o essencial de vários processos de trabalho, mas agrega valor que o produtor lucre mais; portanto se insere, de modo virtuoso, em duas macropolíticas, a social e a econômica, convergindo para a geração de renda”, destacou Jackson Sampaio.

alt

Usaram também da palavra, o diretor da Unidade de Educação Profissional (UNEP) e coordenador adjunto do Pronatec/Funece, Nelson Arruda; a coordenadora pedagógica do Pronatec/Funece, Germana Costa Paixão; a diretora do Centro de Ciências da Saúde e coordenadora da Área Técnica Ambiente e Saúde/Pronatec, Glaucia Posso Lima; a coordenadora do Núcleo de Línguas Estrangeiras do Campus Itaperi e coordenadora da Área Técnica Línguas/Pronatec, Suelene Oliveira; o coordenador adjunto da Área Técnica Campo/Pronatec, Antônio Amauryr Oriá Fernandes, e o delegado federal da Secretaria Especial do Desenvolvimento Agrário no Ceará (SEAD), José Rosilôneo Magalhães de Araújo.

alt

Nessa pactuação, o Pronatec/Funece oferecerá 14 diferentes cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), em 33 turmas distribuídas em 15 municípios do Ceará. Os cursos são pertencentes aos eixos “Ambiente e Saúde”, “Desenvolvimento Educacional e Social” e “Recursos Naturais”. São eles: Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Auxiliar de Saúde Bucal, Cuidador de Idoso, Higienista de Serviços de Saúde, Recepcionista em Serviços de Saúde, Inglês Básico, Caprinocultor, Fruticultor, Avicultor, Ovinocultor, Agricultor Orgânico, Agricultor Familiar e Suinocultor.

Os municípios diretamente beneficiados com os cursos são Graça, Reriutaba, Alcântaras, Amontada, Apuiarés, Coreaú, Groaíras, Paracuru, Pentecoste, Senador Sá, Iracema, Limoeiro do Norte, Potiretama, Russas, além da capital, Fortaleza.