Uece promove discussão sobre Segurança Alimentar em evento internacional

10 de abril de 2017 - 19:41

Realizado no período de 5 a 7 de abril, o I Seminário Internacional de Segurança e Soberania Alimentar dos Países de Língua Lusófona reuniu cerca de 80 participantes, na Universidade Estadual do Ceará (Uece) e na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

O evento, que acolheu também o II Seminário da Rede de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará, faz parte das comemorações dos 40 anos do curso de Nutrição da Uece. O Seminário Internacional teve início com conferência de abertura, no Auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), no Campus Itaperi.

alt

Na ocasião, foram lembradas algumas das conquistas do curso de Nutrição da Uece. “Houve grande amadurecimento. Tivemos duas avaliações consecutivas com 5 estrelas no Guia do Estudante, além do bom desempenho de nossos alunos no Enade”, ressalta vice-coordenadora do curso de Nutrição, Maria Cecília Costa Oliveira.

A presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), do Ceará, Francisca Malvinier Macedo, esteve também presente e reconheceu o trabalho executado. “Parabenizo a Uece pela realização desse evento”.

A diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Glaucia Posso Lima, emocionada, disse que “o curso de Nutrição, criado há 40 anos, permanece preocupado com a segurança alimentar e nutricional da população e é por isso que estamos hoje aqui. Avançar nessa linha é nosso objetivo”. A diretora é egressa do curso de Nutrição da Uece e é servidora da Instituição há 23 anos.

alt

O reitor Jackson Coelho Sampaio lembrou que entrou na Uece como professor em dois cursos. Um deles, o de Nutrição. “Temos o desafio para continuarmos crescendo com qualidade (…). Nosso grande desafio civilizatório é de como fazer ainda melhor”.

De acordo com a coordenadora do evento, professora Derlange Belizário Diniz, “o evento era uma necessidade para os países da CPLP, que querem fortalecer a Unilab. A Uece teve um papel chave no estreitamento dessa relação. (…) Conseguimos, ainda, firmar parceria para futura realização de uma especialização a distância na área de Segurança Alimentar e Nutricional”.

alt

O I Seminário contou com conferências, visita à Unilab e reuniões de trabalho. O evento foi uma realização do Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde, do Curso de Nutrição, do Núcleo de Estudos e Nutrição em Saúde Pública e do Laboratório de Segurança Alimentar e Nutricional da Uece. O II Seminário acontecerá em Cabo Verde, no primeiro semestre de 2018.

Estiveram também presentes a docente do curso de Nutrição da Universidade Federal do projeto ConsolidaSisan no estado do Maranhão, Maria Tereza Frota; a docente da Uece e membro da coordenação do projeto ConsolidaSisan, Márcia Andrea Barros Moura Fé; a professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e representante dos estudos de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no Brasil e na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Maria Rita Marques de Oliveira, além de professores convidados de universidades como do Cabo Verde, Unilab Ceará e Bahia.