Uece promove Diálogos Feministas: Judith Butlér e o debate de gênero

9 de março de 2020 - 13:41

E Feminismo contra-coloniais Pensando a coalização entre feminismo não hegemônicos

O Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres em Situação de Violência (NAH) e curso de Serviço Social e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Afrobrasilidade, Gênero e Família (Nuafro), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realiza na próxima quarta-feira (11/03), Diálogos Feministas: Judith Butlé e o debate de gênero. O evento acontece às 9h, no Auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), campus Itaperi.

As professoras Cristiane Marinho, Socorro Osterne serão as palestrantes do evento pela manhã. Enquanto no turno da tarde, a partir das 14h, no auditório do Nupeinsc, as professoras Vivian Matias e Zelma Madeira ministram a palestra “o Feminismo contra-coloniais – Pensando a coalização entre feminismo não hegemônicos”.

O Núcleo foi criado pelo Comitê de Segurança da Universidade como uma ação institucional de atendimento a uma das reivindicações do Núcleo Jana Barroso da Marcha Mundial de Mulheres que, em 2016, iniciou campanha de enfrentamento à violência contra a mulher nos campi da Uece.

O Núcleo Jana Barroso realizou debates, rodas de conversas e atos políticos em razão da identificação e denúncias de diversas práticas, de natureza machista, racista e LBTfóbica cometidas contra mulheres nos espaços da Universidade, sendo integrante, atualmente, do Comitê de Segurança da Uece.

O NAH tem como objetivo acolher mulheres que possuem vínculo com a Universidade (estudantes, servidoras e professoras) que tenham sofrido algum tipo de violência no interior do campus e encaminhar essas vítimas aos setores competentes de atendimento psicológico e jurídico, se for o caso.

Também é objetivo do Núcleo promover ações educativas na Universidade, em parceria com o Movimento Estudantil e demais setores de estudos, pesquisas e extensão, sobre relações de gênero e direitos humanos, visando ao estabelecimento de relações de igualdade, respeito e justiça no cotidiano das interações face a face na Uece.

O NAH é constituído pela Célula de Atenção Psicopedagógica da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE); pela Procuradoria Jurídica (PROJUR); e pela Ouvidoria da Uece, com funcionamento nas dependências da PRAE e atendimento previsto de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou pelo contato telefônico: 3101-9680.