Uece promove Colação de Grau para mais de 300 concludentes

20 de fevereiro de 2017 - 18:29

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou no último dia 10 de fevereiro, no Complexo Poliesportivo, Campus Itaperi, Colação de Grau para 339 concludentes de 16 cursos de Licenciatura e Bacharelado, pertencentes aos Centros de Ciências e Tecnologia (CCT), Ciências da Saúde (CCS), Humanidades (CH), Educação (CED), Estudos Sociais Aplicados (CESA), além da Faculdade de Veterinária (Favet), Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi) e Universidade Aberta do Brasil (UAB/Uece), polo de Maranguape.

alt

Os concludentes eram dos cursos de Geografia, Ciências da Computação, Matemática, Química, Física, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Nutrição, Música, Flauta Transversal, Piano, Letras/Português, Letras/Inglês, Letras/Espanhol, Filosofia, História, Ciências Sociais, Psicologia, Pedagogia, Administração de Empresas, Serviço Social, Ciências Contábeis e Medicina Veterinária.

alt

A representante da turma de formandos, a concludente de Pedagogia, Emanuela Ferreira Matias, agradeceu aos familiares e aos professores e funcionários da Uece por toda a colaboração para o alcance da conquista e revelou: “Agora penso que vamos sentir saudades (…), foram laços afetivos com colegas e com professores que levaremos para vida toda (…). Nós somos vitoriosos, chegamos até aqui”. E buscou conscientizar os colegas: “além do nosso papel profissional, não esqueçamos nosso papel social nessa sociedade”.

alt

Preciliana Barreto de Morais, ao falar pelos docentes da Uece, declarou aos concludentes que a “cidade com suas comunidades, o estado com seus sertões e o país de tantas carências e contradições estão à vossa espera para a efetivação daquilo que nossa geração ainda não conseguiu realizar”, disse a docente do curso de Ciências Sociais.

alt

A lotação do espaço destinado ao evento revelou a importância da ocasião não somente para os concludentes, mas também para seus familiares e para a própria Instituição. Para o presidente da solenidade, o vice-reitor da Uece, professor Hidelbrando dos Santos Soares, a maior característica da Universidade é a produção e a difusão de conhecimento.

alt

“É nossa coluna vertebral, é tudo o que objetivamente somos: uma instituição do conhecimento. É dele que precisamos para enfrentar todas as dificuldades e desafios que nos são postos. (…) A Universidade Estadual do Ceará figura uma das mais importantes universidades públicas estaduais deste país. Eu digo isso pelo tamanho histórico e social que essa universidade tem na vida do povo cearense e nas transformações inicialmente na vida das pessoas e depois de uma sociedade como um todo”, disse Hidelbrando.

alt

A Outorga de Grau dos formandos foi efetivada pelo vice-reitor após juramento realizado pela turma, tendo a frente a formanda do curso de Serviço Social, Janaína Oliveira da Silva.

alt

Para Bárbara Silva Teles de Menezes, agora formada em Letras/Português e recém-aprovada em Mestrado da Universidade Federal do Ceará (UFC), a ocasião é a concretização de um sonho. “Estar aqui hoje é a realização de um sonho, e a Uece, além de todo o conhecimento teórico e toda a carga de estudos que trouxe, possibilitou também conhecer amigos que vou levar para o resto da vida, amigos de classe, professores e funcionários que contribuíram bastante nessa jornada. Estou muito feliz de estar aqui hoje com minha família e com meus amigos, compartilhando com eles toda essa felicidade”.

alt

O fechamento da cerimônia ficou a cargo da Orquestra Transversal da Uece, coordenada pelo professor Heriberto Porto. O grupo apresentou os números Terral, de Ednardo; Assum Preto, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira; e Conversa de Botequim, de Noel Rosa.