UECE promove a V Edição do Seminário da Zona Costeira

16 de novembro de 2017 - 12:11 #

O V Seminário de Gestão Integrada da Zona Costeira (SEMGIZC) reuniu no último dia 9 de novembro, no Auditório Paulo Petrola, campus Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), cerca de 200 participantes, entre pesquisadores, professores, estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação stricto sensu e estudiosos da área da Zona Costeira.

alt

A conferência de abertura do seminário, sobre o tema Parque do Cocó como Instrumento de Gestão Ambiental Costeira foi ministrada pelo deputado e secretário do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA), Artur Bruno.

alt

O encontro debateu assuntos referentes às implicações socioambientais ocorridas em ambientes litorâneos. A zona costeira, por ser um sistema relevante de fragilidade ambiental, encontra-se constantemente sob os riscos de impactos ambientais adversos resultantes das várias formas indiscriminadas de uso e ocupação. O evento discutiu também, o modo como as comunidades do litoral, os administradores públicos e as instituições não-governamentais abordam a utilização dos espaços costeiros, que é fator primordial para o desenvolvimento sustentável dessas regiões.

alt

Segundo o professor Fábio Perdigão, presidente do V Seminário de Gestão Integrada da Zona Costeira, o LAGIZC da UECE consolidou-se a partir de sua criação, em 1996, no grupo de pesquisas Sistemas Costeiros e Oceânicos, devidamente registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

alt

Durante o seminário foi comemorado os 10 anos de fundação predial e 20 anos de criação do Grupo de Pesquisa GIZC-CNPq. O LAGIZC congrega aspectos ambientais físicos e suas interações com as populações humanas do litoral.

alt

O evento foi encerrado com a conferência intitulada Os Litorais Cearenses e a Gestão Costeira ministrada pela professora Vanda Carneiro de Claudino Sales, da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

alt

O encontro contou com a presença do Reitor da UECE, Jackson Sampaio, que presidiu a solenidade de abertura do evento, do vice-reitor, Hidelbrando Soares; do pró-reitor de Administração, Carlos Heitor Sales; do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Frederico Holanda; do coordenador do curso de Graduação de Geografia, Davis de Paula; de representantes da Secretaria de Turismo, da Capitania dos Portos; do Laboratório de Ciências do Mar; da Universidade Federal do Ceará, demais professores e acadêmicos.