UECE presente no debate sobre a Febre Aftosa

18 de janeiro de 2010 - 14:22 #

A Associação Cearense dos Criadores, o Instituto Agropolos do Ceará e a Universidade Estadual do Cariri (URCA), realizaram no último sábado,16, em Fortaleza, no Clube do Berro, no Parque de Exposição do Ceará (EXPOECE) debate sobre a Febre Aftosa. Tendo em vista que o Estado do Ceará saiu da zona de risco desconhecido e passou a ser médio risco, a Área de Risco Desconhecido não pode enviar animais para as demais regiões do país, a não ser que se faça um período de quarentena desses animais, restrição esta que dificultava a comercialização do Ceará para outros estados da federação.

Embora não se tenha registro de casos de aftosa no Ceará, nos últimos 14 anos, o Estado estava penalizado por não ter qualquer acompanhamento de vacinação do rebanho bovino e bubalino, metodologia corrigida nos dois últimos governos com maior ênfase no governo Cid Gomes.

O debate contou com a presença de várias autoridades, como do Secretário de Agricultura do Ceará, Dr. Camilo Santana; Secretário da Fazenda, Dr. Mauro Filho; Presidente da (EMATERCE) Dr. José Maria Pimenta; Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Prof. José Filho; Presidente da Agência de Defesa Agropecuária; Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Prof. Assis Araripe; Diretor da Faculdade de Veterinária (FAVET), Prof. Célio Pires Garcia, dentre outros.

O Prof. Célio Pires fez um pronunciamento parabenizando os Médicos Veterinários da Secretaria de Agricultura, da EMATERCE e da ADAGRI, pela participação nos trabalhos que culminaram com a mudança de STATUS de Risco Desconhecido para a Febre Aftosa para Médio Risco, afirmando que o grande desafio é dar continuidade aos trabalhos para que no final do ano possamos ficar livre de Febre Aftosa com vacinação, status almejado pelo Brasil. Segundo o Prof. Célio Pires, as campanhas devem tratar de forma especial os pequenos produtores, com uma estratégia especial para aqueles que possuem até 20 animais, pois os grandes produtores normalmente fazem suas vacinações e tem equipe para execução de tais tarefas, enquanto que os pequenos, além de não possuírem equipes de trabalhadores, contam ainda com as dificuldades na aquisição das vacinas.

O Prof. Assis Araripe reafirmou para o Secretário de Agricultura, para o Presidente da ADAGRI e para o Presidente do Clube do Berro (Dr. Leitão), que coloca a UECE e em especial a FAVET a disposição para ser parceira nas atividades de combate a febre aftosa e outras doenças que afetam os animais no Ceará. A comitiva da FAVET contou ainda, com a participação dos Professores Odanir Cruz Moreira ( Vice-Diretor da FAVET) e Genário Sobreira Santiago (Prof. de Bioquímica e Nutrição Animal). Após o debate o Clube do Berro promoveu um churrasco comemorativo, no qual as autoridades, técnicos e criadores poderam se confraternizar.