Uece presente no 22º Encontro do Faubai Nordeste

12 de novembro de 2018 - 19:17

Aberta na Universidade de Fortaleza (Unifor), na manhã da última quinta-feira (09/11), o 22º Encontro da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), da Regional Nordeste, com conferência magna, sobre o tema A inevitável Internacionalização da Educação Superior: Parceiras, Programas e Desafios, ministrada pela Profa. Dra. Heidi Arola (Purdue University, Indiana, USA), sessão presidida pelo Prof. Dr. José Guido Corrêa de Araújo  (Universidade de Pernambuco, Recife, Brasil).

O reitor da Universidade Estadual do Ceará Uece, Jackson Sampaio participou da mesa redonda Internacionalização nas Instituições de Ensino Superior do Nordeste: Ações e Perspectivas sob o olhar dos Reitores, juntamente com representantes da UNIFOR, do IFCe, da UFCA e da UNILAB, sob a moderação do Prof. Dr. Marcio Vinício Barbosa (Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN), ; vice-coordenador da Regional Nordeste da Faubai.

alt

O reitor Jackson Sampaio identificou, na linha do tempo da história da UECE, as principais ações de internacionalização: 1975 a 1994  consolidação do parque de graduação da universidade, com a missões pioneiras de interiorização da educação superior e de oferecer Licenciaturas para a formação de professores, participação no Partners of America e recepção de um Mestrado ministrado pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres; 1995 a 2014  consolidação da pesquisa básica e da pós-graduação stricto sensu, criação do Escritório de Cooperação Internacional-ECInt, desenvolvimento de muitos projetos de mobilidade (in e out) e de pesquisa, com recursos do governo federal (CsF,  PLI, Diplomação dupla na pós-graduação etc); 2015 para cá  desenvolvimento de uma política institucionalizada de internacionalização, articulação com as demais universidades públicas do Ceará por meio da SECITECE e articulação com as demais universidades públicas brasileiras por meio da ABRUEM.

A internacionalização das universidades brasileiras tem o objetivo de desenvolver trabalhos voltados a superar os desafios atuais diversos e tentar encontrar formas de contribuir com políticas públicas de educação e de desenvolvimento humano, sempre em parceria com as inovações tecnológicas por meio do ensino, da pesquisa, da extensão, tanto a nível nacional como internacional.

O evento discutiu a internacionalização como condição para uma educação superior de qualidade, na busca por novas alternativas e na tentativa de agregar esforços conjuntos que fortaleçam os processos de internacionalização das instituições que vêm desdobrando ações voltadas para o desenvolvimento sócio educacional e econômico da região.

O encontro contou com a presença de convidados e representantes de algumas instituições parceiras, tais como: Consulado Geral dos Estados Unidos em Recife, EducationUSA, ETS, Santander Universidade, Campus France e British Council. A programação constou de exposições dos representantes parceiros, palestras, workshops, mesas redondas e atividades relacionadas. O encontro é destinado a reitores, pró-reitores, diretores, secretários, coordenadores, assessores de relações internacionais, estudantes, técnicos e professores das IES públicas e privadas.

O evento acontece simultaneamente às comemorações da Semana Internacional da Educação (International Education Week  IEW), iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos, sempre realizada em novembro, desde o início dos anos 2000, e que atualmente conta com a participação de instituições de mais de 100 países.

O evento tem o objetivo de exaltar os benefícios da educação internacional e do intercâmbio acadêmico e cultural por meio da realização de atividades relacionadas ao estudo no exterior e à internacionalização do ensino. Por isso, a semana é uma excelente oportunidade para estreitar laços com instituições parceiras, mobilizadas para promover os benefícios da aprendizagem internacional e do intercâmbio educacional e cultural.