Uece presente na Semana Estadual de Proteção Animal

5 de outubro de 2020 - 11:58

 

No último domingo (04/10), Dia Mundial dos Animais, uma solenidade marcou a abertura da Semana Estadual de Proteção Animal (SEPA) 2020, promovida pelo Governo do Estado do Ceará e realizada pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Coordenadoria de Proteção e Defesa Animal (Coani), com apoio da Coordenação de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas).

“Hoje, Dia de São Francisco, padroeiro dos animais, estamos convidando a sociedade para celebrar a vida animal em todas as suas formas. Temos vários desafios nesta área, como, por exemplo, a criação de abrigos públicos para animais. No tocante à fauna silvestre, a Semace já propôs ao Ibama assumir o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), e queremos construir um no Cariri”, explicou o titular da SEMA, Artur Bruno, enquanto realizava a inauguração do Cantinho dos Cães, na área Adahil Barreto, no Parque Estadual do Cocó.

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) esteve presente no evento de abertura da Semana. A reitora Josete Castelo Branco falou sobre a importância da parceria entre academia e sociedade. Estiveram também presentes o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Uece, professor Isaac Neto, e a coordenadora do Projeto de Convivência Com Cães e Gatos em Estado de Abandono no Campus Itaperi, professora Daniele Vasconcelos.

A Uece estará ainda à frente da construção do “Livro Vermelho da Fauna Ameaçada do Ceará”, uma lista dos animais ameaçados de extinção, mapeando as principais áreas no Estado. O professor pesquisador do curso de Ciências Biológicas, Hugo Fernandes, conduzirá o projeto.

A live sobre o livro acontecerá nesta terça-feira (06/10), às 10h, pelo YouTube da SEMA, com a participação do professor da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi/Uece) e coordenador de Táxon-Anfíbios, Daniel Cassiano Lima; e do coordenador do Programa Cientista-chefe da SEMA, Marcelo Soares.

A SEPA 2020 acontece no período de 4 a 10 de outubro e traz como tema central, a “Fauna Silvestre do Ceará”. O objetivo é conscientizar a sociedade cearense sobre a importância de proteger os animais silvestres e domésticos e ampliar a discussão sobre o tema, e em especial, discutir a questão das espécies da fauna cearense, ameaçadas ou em perigo de extinção, e as estratégias de conservação das mesmas.

Acesse: Programação

 

Com informações da SEMA