UECE presente na 65ª Reunião Anual da SBPC 2013

13 de setembro de 2013 - 17:11 #

alt

Foi realizada no período de 21 a 26 de julho, no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Nesta edição o tema foi “Ciência para o Novo Brasil”.

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) participou e apresentou trabalhos científicos durante toda semana, na 65ª Reunião Anual da SBPC, na capital pernambucana, por meio de um grupo de 55 pessoas, entre pesquisadores, professores e estudantes dos campi de Fortaleza e do interior. Destaque-se a presença organizada da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI); Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – Quixadá (FECLESC); Faculdade de Educação de Crateús (FAEC); e Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI).

A Diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UECE, professora Dra. Célia Sampaio, conferiu de perto uma parte da programação da 65ª da SBPC, participando da reunião da Jornada Nacional de Iniciação Científica – JNIC, que integrou a programação do evento.

A JNIC foi uma das atividades da 65ª Reunião Anual da SBPC, destinada à integração de jovens cientistas de todo o Brasil. A Pró-Reitoria de Pesquisa (ou departamento equivalente) das instituições de Ensino e/ou Pesquisa de nível Superior, Médio ou Profissionalizante (de IC, IFs, CEFETs ou equivalentes) poderiam indicar os melhores trabalhos de estudantes em atividade de iniciação científica ou tecnológica, que já tenham sido apresentados em 2012, no evento interno da Instituição, para reapresentação na Sessão de Pôsteres, em conjunto com os demais pesquisadores da área.

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes. A UECE sediou a 57ª Reunião Anual da SBPC em julho de 2005, por ocasião das celebrações de 30 anos de criação de nossa universidade.

Na 65ª Reunião Anual da SBPC, que durou cinco dias, foram desenvolvidas mais de 260 atividades, entre mesas-redondas, conferências, sessões especiais e minicursos. No total, o evento teve 23.234 inscritos, o maior público dos últimos anos.